Educação

Escolas municipais serão abastecidas com merenda a partir do dia 13

Proteínas como frango e carne de charque no cardápio do estudante

06/03/2023 17h03
Escolas municipais serão abastecidas com merenda a partir do dia 13
Foto: Secom

As 207 escolas da rede municipal vão começar a receber os suprimentos da alimentação para a volta às aulas, a partir da próxima semana. O ano letivo inicia dia 29. O planejamento da Secretaria Municipal de Educação (Seduc) para 2023 também passa pelas despensas e cozinhas das unidades de ensino.

São itens com valor nutricional para atender as necessidades do estudante. Haverá muitas cores e diversidade no prato, seguindo orientações de nutricionistas. Alimentos da agricultura familiar também estão garantidos.

Nesta primeira etapa de distribuição, que tem início na próxima segunda-feira (13), as escolas vão receber proteínas, como frango e carne de charque. A partir do dia 20, as unidades estarão sendo abastecidas com polpas de fruta e produtos não perecíveis, a exemplo de cereais, farinhas de milho, tapioca e de mandioca, macarrão, arroz, temperos secos e outros.

A partir do dia 29, produtos de hortifruti serão entregues por conta da conservação. São itens oriundos da agricultura familiar, vindos do campo direto para as escolas [frutas, legumes, verduras e hortaliças], entre eles: abóbora, aipim, banana da prata, batata doce, beterraba, cebola, cebolinha, cenoura, chuchu, couve, limão, melancia, pimentão e tomate.

O Governo Municipal segue rigorosamente as recomendações do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) sob o acompanhamento técnico de uma equipe de nutricionistas da Divisão de Apoio ao Estudante – setor responsável pela alimentação escolar, que coordena o cardápio, merendeiras, aquisição dos itens e logística de distribuição.

PLANEJAMENTO ANTECIPADO

A secretária municipal de Educação, Anaci Paim, afirma que a Prefeitura de Feira de Santana realizou todas as licitações referentes à alimentação escolar antecipadamente. “Os contratos já foram assinados e estão segmentados de acordo com a especificação do produto. A variedade dos itens foi pensada para que seja uma alimentação variada e nutritiva”. A distribuição do gás de cozinha também está regularizada.

“A ‘merenda’ é adaptada de acordo com o segmento escolar: creche/educação infantil, ensino fundamental I – anos iniciais e ensino fundamental II – anos finais/EJA”, pontua a chefe da Divisão de Apoio ao Estudante, Carlyane Silva Ataíde.

*SECOM PMFS

Comentários

Leia também

Educação
CCJ da Câmara aprova projeto com novas regras para limitar uso de celulares nas escolas

CCJ da Câmara aprova projeto com novas regras para limitar uso de celulares nas escolas

Texto aprovado libera uso em casos excepcionais ou para fins pedagógicos, de acessibilidade,...
Educação
Projetos de estudantes apostam em inovação tecnológica com foco na sustentabilidade

Projetos de estudantes apostam em inovação tecnológica com foco na sustentabilidade

Nesta edição, mais de 1.500 projetos foram submetidos a análise para a Feciba, registrando...
Educação
Reaplicação do ENEM acontece nesta terça e quarta em todo o país

Reaplicação do ENEM acontece nesta terça e quarta em todo o país

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira recebeu mais...