Educação

Escolas municipais levam talentos ao palco da Feira do Livro nesta terça

Os trabalhos são resultado dos projetos de leitura desenvolvidos nas unidades de ensino

29/08/2022 12h01
Escolas municipais levam talentos ao palco da Feira do Livro nesta terça
Foto: Arquivo/ Seduc

Os estudantes da rede municipal estão contando os minutos para lotar a Praça Padre Ovídio, a Matriz, com apresentações de poesia, literatura, cordel, música, dança e teatro. A contagem regressiva é para o início da 15ª edição do Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), que começa na próxima terça-feira, 30, e segue até 4 de setembro.

Grupos de alunos de dez escolas municipais vão se apresentar no palco principal durante a Flifinha – programação direcionada ao público infantil. Além disso, estudantes e professores da rede municipal vão usar os vales-livros nos diversos estandes do evento – os valores são R$ 38 e R$ 50, respectivamente.

Os pequenos artistas já iniciam a participação no 1º dia do festival na terça-feira, 30, às 14h30, com musical da Escola Municipal Regina Vital, do bairro Campo Limpo, e o lançamento do cordel “Ser criança é bom demais”, do Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Almeida Cordeiro, que fica no Novo Horizonte.

A programação segue no dia 31, quarta-feira, às 9h, com o cordel do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Judite Alencar Marinho, do Campo Limpo. A contação de parlendas do CMEI Irma Rosa de Lima Caribé Amorim, que fica no bairro Santo Antônio dos Prazeres, e a animação da banda de forró “Os Soares”, composta por estudantes da Escola Municipal Reverendo Severino Soares, do bairro Gabriela.

Ainda na quarta, já durante a tarde, a partir das 14h30, o público vai acompanhar as apresentações musicais das escolas municipais Dr. Nilton Bellas Vieira, do Parque Getúlio Vargas, e Adenil da Costa Falcão, que fica na Brasília.

Um recital de poesia, da Escola Municipal Edelvira de Oliveira, da Queimadinha, abre o terceiro dia de Flifinha, no dia 1º, às 9h15. Em seguida, o palco principal vai entrar no ritmo da dança dos estudantes da Escola Municipal Dois de Julho (Jaíba).

Para finalizar a participação das escolas na Flifinha, a partir das 14h30, os alunos da Escola Municipal Dr. João Duarte Guimarães vão encenar uma peça teatral.

A programação completa do Festival Literário você encontra aqui.

PROJETOS DE LEITURA

Os trabalhos que serão apresentados na Flifs são o resultado dos projetos de leitura desenvolvidos nas escolas municipais, a partir da temática central orientada pela Secretaria de Educação para todas as unidades escolares. A temática são as “Leituras plurais, escritas em movimento e leitores em construção”.

Para Maria Angélica Matos Pereira, diretora do CMEI Paulo Almeida Cordeiro, ações como esta proporcionam experiências importantes para o desenvolvimento da criança através de diversas linguagens, como uma introdução ao mundo. Na escola, a atividade pedagógica foi chamada de “Sopa de Leitura”.

Angélica parafraseou o educador Paulo Freire para descrever a iniciativa. “A leitura do mundo precede a leitura da palavra”. Ela diz que as crianças do Grupo 5 estão ansiosas para subir ao palco da Feira e apresentar o cordel produzido pela turma. A expectativa da diretora é que elas curtam muito este momento.

“O projeto deu resultados surpreendentes, estamos muito felizes”, conta.

*Secom

Comentários

Leia também

Educação
Estudantes doam brinquedos e livros a crianças do distrito de Humildes

Estudantes doam brinquedos e livros a crianças do distrito de Humildes

Alunos do 3º ano doaram livros e brinquedos a estudantes do Núcleo Cândido Vitoriano...
Educação
Cursinho da Prefeitura intensifica conteúdos de olho no ENEM

Cursinho da Prefeitura intensifica conteúdos de olho no ENEM

Estudantes redobram a atenção nas aulas para obter bom desempenho na prova
Educação
Fundef: Governo da Bahia divulga lista de professores que vão receber precatório

Fundef: Governo da Bahia divulga lista de professores que vão receber precatório

Primeiro pagamento será de 90% do valor total e os 10% restantes serão quitados em até...