Feira de Santana

Escola Rubem Alves Promove a IX Feira do Empreendedor Mirim

Feira promove a sustentabilidade através de iniciativas de reciclagem e educação financeira

14/06/2024 16h38
Escola Rubem Alves Promove a IX Feira do Empreendedor Mirim
Foto: Reprodução

Neste sábado (15) a Escola Rubem Alves será palco da IX FEM – Feira do Empreendedor Mirim, com o tema “Todos os caminhos levam a Feira de Santana”. O evento, marcado para às 16h no Espaço Nobre, Rua Quintino Bocaiuva, 255, tem como objetivo desenvolver competências de empreendedorismo e educação financeira nos alunos.

Os produtos comercializados são reciclados e vendidos pelos próprios estudantes em suas barracas. O valor arrecadado será destinado à compra de brinquedos que serão doados a uma instituição, promovendo espírito empreendedor e caridade.

O evento contará com a presença de Elisangela Nunez, analista técnica do Senai, que representará a educação empreendedora da região de Feira de Santana, além dos escritores Eduardo Kruschewsky e Rafael Andrade, este último um jovem escritor mirim.

Angeleide Franco, gestora da Escola Rubem Alves, destaca a importância da feira: “Buscamos valorizar nossa cultura e os artistas locais. Durante o semestre, recebemos visitas como a de Zé das Congas, que transforma materiais reciclados em instrumentos musicais, e Eduardo Kruschewsky, que conversou com as crianças sobre Feira de Santana.”

Ao longo dos 27 anos da escola, a busca por inovação e vivências práticas sempre foi uma prioridade. A Feira do Empreendedor Mirim surgiu em parceria com o SEBRAE, através do projeto JEP – Jovens Empreendedores Primeiros Passos. Segundo Angeleide, “Esse trabalho de empreendedorismo e educação financeira faz toda a diferença na vida das crianças. Elas levam para casa atitudes benéficas, como planejar objetivos e ter responsabilidade ambiental.”

As barracas da feira são construídas com materiais reciclados, e os alunos participam de todas as etapas, desde a escolha do nome até a precificação dos produtos. Este ano, as barracas escolhidas foram: Rubem Toys – jogos e brincadeiras, Mundo dos Cordéis, ERA Especiarias – ervas e plantas medicinais, e Artesanatos ERA.

A gestora explica o impacto do projeto: “As crianças aqui vivenciam, aprendem e praticam. Elas acabam cobrando dos pais atitudes como economizar água e energia. Aprendem a valorizar o serviço, precificar produtos e planejar financeiramente. Esse dinheiro arrecadado na feira é destinado à compra de brinquedos que serão doados a crianças carentes em outubro, após uma votação entre as instituições indicadas pelos alunos.”

O projeto não só promove a educação empreendedora e financeira, mas também ensina valores de solidariedade e responsabilidade social. Angeleide conclui: “O impacto desse trabalho é profundo, transformando não só as crianças, mas também suas famílias. Formamos crianças, jovens e futuros adultos conscientes e responsáveis.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

Feira de Santana celebra 30 anos da Marcha Para Jesus com grande público

O evento, que integra o calendário oficial de festas do município, reuniu milhares de...
Feira de Santana
Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Academia e três frigoríficos são flagrados furtando energia em Feira de Santana

Empreendimentos foram flagrados durante operação especial da Neoenergia Coelba na cidade;...
Feira de Santana
Ex-prefeito Colbert Martins Filho passa por cirurgia cardíaca e se recupera em Salvador