Educação

Escola promove evento em alusão ao Outubro Rosa para mães e comunidade

Os cuidados com a saúde durante todo o ano também foram discutidos como essenciais.

21/10/2022 06h58
Escola promove evento em alusão ao Outubro Rosa para mães e comunidade
Fotos: Sara Silva

“Cuidar da saúde começa quando você se ama”. Com esta motivação o Centro Municipal de Educação Infantil Paulo Almeida Cordeiro, no bairro Novo Horizonte, realizou uma ação em alusão ao Outubro Rosa para as mães da escola. As mulheres tiveram uma tarde especial na terça-feira, 19, com direito a orientações sobre como prevenir o câncer de mama, palestras, exames de IST, cuidados de beleza, maquiagem e sorteio de brindes.

“É um evento pensado para trazer a família para a escola, pois este é um espaço público e precisamos de pessoas para trazer vida para aqui. Todo ano fazemos algo no Outubro Rosa para despertar esse olhar de cuidado para essas mulheres. Queremos que elas se vejam, se amem e se cuidem”, conta a diretora da unidade, a professora Angélica Matos Pereira.

A equipe da Unidade Básica de Saúde (Novo Horizonte), juntamente com o grupo de estagiários de enfermagem da UEFS, realizaram as orientações para prevenção do câncer e exames rápidos (sífilis, HIV e hepatite B) no local. A parceria entre a escola e a saúde é contínua.

Durante a ação foi destacada a importância do autoexame e como fazê-lo. Com o auxílio de próteses, as mulheres observaram o procedimento na prática. Os cuidados com a saúde durante todo o ano também foram discutidos como essenciais.

“Quanto mais informação a gente tiver, melhor. O que aprendo aqui posso alertar para uma amiga, vizinha. Por isso, faço questão de participar, tava na correria, mas deixei tudo para vir ”, afirmou Isabel Cristina Silva, mãe do pequeno Iago Cordeiro Araújo.

Uma convidada inspiradora contribuiu com sua história de superação durante o evento. Dona Maria Aparecida dos Santos Oliveira, 63 anos, contou como foi descobrir e passar pelo tratamento de câncer de mama em 2013. Ela contou que deixou sua saúde de lado para cuidar da mãe.

“Nunca devemos deixar de nos cuidar, achei que depois que minha mãe faleceu eu não passaria mais por nada tão doloroso. Mas passar pelo tratamento é muito difícil, você precisa fortalecer a mente para não desistir. Por isso aconselho vocês a se prevenirem, fazer os exames direitinho e, se precisarem, enfrentar o processo com coragem. Eu sou um exemplo, depois de 9 anos estou aqui. A medicina está aí para nos ajudar”, relatou Aparecida.

A programação ainda contou com a palestra “Equilíbrio emocional e qualidade de vida”, com o terapeuta familiar Marcus Solon, e o sorteio de brindes doados pelos comerciantes da comunidade. Entre uma atividade e outra, elas ainda cuidaram da beleza com uma linda maquiagem ou limpeza de pele.

*Com informações Secom Feira de Santana

Comentários

Leia também

Educação
Escolas estaduais têm até dia 5 de março para solicitar reserva técnica de livros didáticos

Escolas estaduais têm até dia 5 de março para solicitar reserva técnica de livros didáticos

A reserva se destina a ajustar a quantidade real de estudantes e as quantidades de livros...
Educação
Publicada a 2ª Convocação da Chamada Regular do SISU 2024

Publicada a 2ª Convocação da Chamada Regular do SISU 2024

Entrega de documentos começa nesta segunda-feira (26)