Educação

Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída

Agora, a capacidade é para atender 550 alunos. 

23/07/2024 12h01
Escola Nilton Bellas Vieira é entregue após ser reconstruída
Foto: ACM

Após ser reconstruída, mais uma escola é reentregue à comunidade pela Prefeitura de Feira de Santana. Na manhã desta terça-feira (23), o prefeito Colbert Filho reinaugurou a Escola Municipal Nilton Bellas Vieira, no bairro Parque Getúlio Vargas, que atende estudantes do Grupo 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Agora, a capacidade é para atender 550 alunos. 

A unidade passou por ampliação ganhando novas salas de aula [saltou de 5 para 7], um pátio coberto, área de recreação com palco, além de sala multiuso, de recursos multifuncionais, laboratórios de Ciências e Matemática, e biblioteca.

Foto: Rafael Marques

Também foram construídas novas salas administrativas (diretoria, secretaria, sala de professores), cozinha com refeitório e sanitários adaptados. Outra novidade são os brinquedos sensoriais. Todos os ambientes seguem o novo padrão arquitetônico adotado pela Prefeitura de Feira de Santana e também as normas de acessibilidade.

Foto: Rafael Marques

Mulher do homenageado, professora Rosana Mary Pérsico Vieira, ressaltou a estrutura “grandiosa” da nova unidade, que não perde pra nenhum prédio da rede particular, lembrando como surgiu a escola. À época Nilton Bellas Vieira era secretário de Educação e Colbert Martins da Silva, pai do atual gestor do Município, era o prefeito em exercício.

Foto: Rafael Marques

“Em 1980, Nilton era secretário de Educação e esse bairro estava sendo formado. Para atender a demanda de crianças, filhos de funcionários de uma antiga cerâmica que se instalou aqui. Foi aí que foi construída uma pequena escolinha. Nilton foi a doutor Colbert Martins e falou da necessidade em procurar uma área para fazer uma escola maior. E assim foi feito”, relatou. 

A diretora da unidade, Vitória Ferreira, também falou do sonho de toda a comunidade em ter um “prédio aconchegante e confortável” para os estudantes e professores. “Agradecemos o prefeito por ter um olhar cuidadoso e oferecer esse espaço especial para a educação dos nossos estudantes, com áreas e banheiros adaptados”. 

Foto: Rafael Marques

INVESTIMENTOS NA EDUCAÇÃO

Essa é a segunda escola reinaugurada em menos de uma semana. A secretária municipal de Educação, Anaci Paim, pontuou que a Prefeitura de Feira chegou a marca de 60 escolas reentregues à comunidade após passar por reconstrução e ampliação na gestão do prefeito Colbert Filho [há unidades que passaram por interferências físicas de menor porte].

“A Prefeitura de Feira já empregou mais de R$ 100 milhões em reforma, construção e reconstrução de escolas, proporcionando ambientes pedagógicos adequados a aprendizagem. Até setembro iremos entregar mais 9 escolas, a exemplo de unidades localizadas nos distritos de Jaíba, Matinha e Jaguara, além dos bairros Tomba, Mangabeira e Jardim Acácia”.

Foto: Rafael Marques

O prefeito Colbert Filho enfatizou o empenho da administração municipal em garantir o acesso das crianças à Educação. Somente na reforma da Escola Nilton Bellas Vieira foram investidos R$ 4 milhões. 

“Estaremos assinando uma PPP com o Governo Federal para construção de mais 32 creches para atender crianças a partir dos 5 meses”, informou o chefe do Executivo Municipal. Também participaram do ato, secretários municipais, professores e pais de alunos.

Comentários

Leia também

Educação
Inscrições para vestibular da Uesb começam em 12 de setembro

Inscrições para vestibular da Uesb começam em 12 de setembro

Após finalizar a inscrição, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e efetuar...
Educação
Reunião em Feira de Santana discute monitoramento do Plano Municipal de Educação

Reunião em Feira de Santana discute monitoramento do Plano Municipal de Educação

A Reunião Ampliada foi promovida pela Comissão de Avaliação e Monitoramento do PME...
Educação
Abandono escolar diminui na Bahia

Abandono escolar diminui na Bahia

Para combater essas desigualdades, tem sido fundamental os investimentos na estrutura física...