Escola Municipal Margarida Brito de Oliveira é entregue à comunidade de São João do Cazumbá
Unidade tem capacidade de atender a 165 estudantes do grupo 04 ao 5º ano
Nesta sexta-feira (12), os moradores do bairro São João do Cazumbá testemunharam a reinauguração da Escola Municipal Margarida Brito de Oliveira, agora totalmente reconstruída e ampliada. Autoridades locais e membros da comunidade celebraram o renascimento da instituição de ensino.
Com uma área construída sete vezes maior, a escola agora tem capacidade para atender até 230 estudantes, do grupo 4 ao 5º ano do Ensino Fundamental. Um salto significativo em relação à estrutura anterior, que atendia a localidade há 70 anos com apenas uma sala de aula, além de instalações básicas como cozinha e banheiros externos.
A Secretária de Educação, Anaci Paim, expressou seu orgulho em ver o projeto finalizado.
“Esse prédio é uma das ações que nós desenvolvemos que sentimos um orgulho muito grande. A condição inicial que nós identificamos ao fazer a vistoria logo que ingressamos na Secretaria, apontava e registrava aqui um prédio sem nenhuma condição de funcionamento.”
A reconstrução não se limitou apenas ao espaço físico, mas também modernizou e ampliou a estrutura, proporcionando um ambiente mais adequado para a comunidade escolar.
Agora, a escola conta com cinco salas de aula, incluindo uma para educação infantil com sanitário integrado, sala de recursos multifuncionais, biblioteca, diretoria, sala dos professores, secretaria, cozinha com despensa, refeitório e espaço para parque infantil. Além disso, foram instalados banheiros adaptados para pessoas com deficiência, garantindo acessibilidade a todos.
O prefeito Colbert Martins Filho destacou a importância do investimento em educação para o futuro da comunidade:
“O futuro é com conhecimento, nós precisamos cada vez mais ter o entendimento de que esse investimento é necessário pra que as famílias possam ter a sua emancipação.O investimento de dois milhões de reais não só revitalizou a infraestrutura da escola, mas também expandiu suas atividades para atender às necessidades da comunidade.”
O prefeito anunciou a inclusão de crianças de três anos, atendendo às demandas das mães, e a possibilidade de funcionamento noturno para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), atendendo a uma parcela significativa da população interessada em continuar seus estudos.
*Com informações do repórter Robson Nascimento