Educação

Escola Municipal em Jaguara é reinaugurada com nova estrutura

A nova unidade de ensino está mais moderna, ampla e com novos espaços para elevar a qualidade do ensino e aprendizado.

03/10/2024 12h04
Escola Municipal em Jaguara é reinaugurada com nova estrutura
Foto: Divulgação

O prefeito Colbert Martins da Silva Filho reinaugurou, na manhã desta quinta-feira (2), no distrito de Jaguara, a escola municipal que leva o nome do seu pai: o ex-prefeito de Feira de Santana Dr. Colbert Martins da Silva. A nova unidade de ensino está mais moderna, ampla e com novos espaços para elevar a qualidade do ensino e aprendizado.

A escola agora dispõe de oito salas [arejadas e equipadas com ventilador e aparelhos de ar-condicionado], biblioteca, laboratório de Ciências e Matemática e uma sala de recursos multifuncionais. Ainda, espaço administrativo com diretoria, sala dos professores e secretaria, cantina, novos banheiros, refeitório e área de serviço.

A unidade de ensino também ganhou laboratórios de robótica e games, um auditório com capacidade para 75 pessoas, quadra de esportes coberta e uma área com brinquedos sensoriais e lúdicos. A nova estrutura foi construída com rampas que garantem a acessibilidade.

O diretor da unidade, Edmundo Carvalho, e morador da comunidade Sete Portas, localidade de Jaguara, enfatizou que a unidade foi construída em 1982 com quatro salas inicialmente. Atualmente tem 376 alunos matriculados.

“A trajetória dessa escola se confunde com a minha própria história de vida. Cheguei como aluno em 1997. Nesta escola pública de Jaguara encontrei professores que acreditaram em mim, me ensinaram e deram formação. Aqui fui professor, vice-diretor e hoje estou na função de diretor. Peço que tenhamos zelo por esse espaço que é produção do saber, uma escola é símbolo da esperança em futuros possíveis”.

Eliane Martins, filha de Colbert Martins e irmã do prefeito, destacou o legado deixado por seu pai. “É realmente um momento de muita emoção. É algo inexplicável como o nome dele se mantém vivo, o seu legado ainda se faz presente. Sou grata por ser filha de um homem que nos ensinou sermos decentes e o meu pai tinha um grande carinho para essa comunidade”.

A secretária de Educação, Anaci Paim, frisou que são mais de 70 escolas que passaram por significativas intervenções em suas estruturas tanto em reformas, ampliações e novas construções.

“A Prefeitura de Feira tem investido na Educação Municipal ofertando o que há de melhor para o aprendizado. São escolas com todas as condições favoráveis, projetos pedagógicos de excelência, dotadas de espaços para prática esportiva e ambientes para garantir o acesso de crianças com algum tipo de necessidade. É uma escola com estrutura semelhante a qualquer outra particular”.

O chefe do Executivo Municipal, Colbert Filho, falou dos recursos disponíveis para garantir a melhoria do aprendizado, como os laboratórios de Ciências e Matemática, e os cromembooks (computadores) com acesso a Internet em salas de aula. Ainda, frisou da alimentação ofertada aos alunos, elaborada por equipes de nutricionistas, que inclui o desjejum.

“Jaguara tem uma escola igualzinha a outras instaladas na sede do município. A Educação é importante e com qualidade para todos, sem distinção. E o futuro já começou. Conseguimos aprovar 34 creches para serem construídas no município no próximo governo”, anunciou.

Ainda, neste ano, está previsto serem entregues à comunidade a Escola Municipal João Marinho Falcão, no bairro Olhos D’agua, o Centro de Formação Continuada e a sede administrativa da Secretaria Municipal de Educação.

Comentários

Leia também

Educação
Fies ofertará mais de 112 mil vagas em 2025

Fies ofertará mais de 112 mil vagas em 2025

Programa permite aos estudantes financiar cursos superiores em instituições particulares...
Educação
Bahia inicia 2025 com novos projetos para a educação profissional

Bahia inicia 2025 com novos projetos para a educação profissional

Atividades seguem com modernização da rede de ensino estadual
Educação
Prefeitura de Feira de Santana regulamenta antecipação dos precatórios do Fundef

Prefeitura de Feira de Santana regulamenta antecipação dos precatórios do Fundef

Os beneficiários incluem professores que atuaram na rede pública municipal entre 1997...