Esporte

Equipes baianas de baleado disputam torneio interestadual neste final de semana com o apoio da Sudesb

Após disputarem as finais do Campeonato Baiano de Baleado 2024, três equipes conquistaram a classificação para disputar a Copa Recife de Baleado/Queimada neste domingo (23). Dois times masculino e um feminino viajam nesta sexta-feira (21), de Feira de Santana, região do Portal do Sertão rumo à capital pernambucana com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos […]

22/03/2025 10h29
Equipes baianas de baleado disputam torneio interestadual neste final de semana com o apoio da Sudesb
Foto: Maurício Viana/Sudesb

Após disputarem as finais do Campeonato Baiano de Baleado 2024, três equipes conquistaram a classificação para disputar a Copa Recife de Baleado/Queimada neste domingo (23). Dois times masculino e um feminino viajam nesta sexta-feira (21), de Feira de Santana, região do Portal do Sertão rumo à capital pernambucana com transporte concedido pela Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

As equipes BadBoys, de Feira de Santana (campeão do masculino); King Sharks, de Salvador (vice-campeão do masculino); e Espartanas, também da Princesa do Sertão (vice-campeã do feminino), vão disputar a competição interestadual no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão) a partir das 8h. Ao todo, 42 atletas embarcam para o torneio.

Mateus Mônaco, presidente da Federação Baiana de Baleado (FBB), descreveu a importância da autarquia estadual na realização de eventos deste porte. “Sem o apoio da Sudesb, seria inviável a presença da Bahia em um evento desse nível. O Governo do Estado nos acompanha, orienta e está sempre presente desde o início. O sinal de um trabalho bem feito se nota quando recebemos pedidos e orientações de outros estados para dividir toda essa nossa experiência com a modalidade.”

Competição 

Na sua segunda edição, a Copa Recife Interestadual de Baleado/Queimado é organizada pela Federação Pernambucana de Queimado e pela FBB, com a participação de 16 equipes masculinas e oito femininas dos estados de Alagoas, da Bahia, da Paraíba e de Pernambuco. Os times se enfrentam na fase classificatória de quatro equipes por grupo e as quatro melhores avançam para as fases de semifinal e, posteriormente, final. As partidas possuem um tempo de dez minutos cada.

O presidente da FBB acrescenta que as expectativas estão altas com as equipes baianas. “O baleado baiano é referência nacional. As equipes são muito interativas e competentes. Elas visam sempre o pódio. Atualmente, existem três federações de baleado – sendo a pioneira a da Bahia; depois em Pernambuco; e a terceira na Paraíba – e estamos formando em Alagoas, Sergipe e São Paulo. As equipes baianas são favoritas pela experiência que já possuem no esporte, representando o estado e consolidando um trabalho iniciado em 2018.”

Comentários

Leia também

Esporte
Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Mais de 48 mil torcedores confirmados para o duelo entre Bahia e Confiança neste sábado...
Esporte
Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

A partida foi marcada pelo primeiro gol de Estêvão com a amarelinha.
Esporte
Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Após horas de sessão, STJD condenou atacante por "atuar de forma contrária à ética...