Feira de Santana

Entidades podem inscrever seus projetos no Fundo Social até dia 30/06

Este ano, a Sicredi Centro-Sul MS/BA destina mais de R$ 2 milhões para financiar propostas que atenderão a comunidade

18/06/2024 08h16
Entidades podem inscrever seus projetos no Fundo Social até dia 30/06

Estão abertas as inscrições para o Fundo Social 2024 da Sicredi Centro-Sul MS/BA – instituição financeira cooperativa – que tem como objetivo apoiar financeiramente projetos coletivos voltados à educação, cultura, esporte, saúde, meio ambiente, segurança e inclusão social e que contribuem com o desenvolvimento das comunidades.

Através do Fundo Social, a Cooperativa destina um percentual do resultado do exercício anterior para apoiar iniciativas promovidas por diversas entidades filantrópicas. Durante as assembleias de núcleo realizadas nos meses de março e abril, os associados aprovaram a destinação de 1% do resultado financeiro da Sicredi Centro-Sul MS/BA para o Fundo Social, que este ano correspondeu a R$ 2,1 milhões.

As entidades participantes são instigadas a refletir sobre a mudança que podem gerar com as suas ações. O impacto social deve ser a consequência de cada projeto e promover a transformação do seu público-alvo. Para atingir este objetivo, podem ser contemplados pelo Fundo Social projetos como:
Projetos educacionais: ampliação do acervo de bibliotecas, formação de profissionais, contratação de oficineiros, desenvolvimento de atividades inclusivas, atividades de preservação ao meio ambiente, entre outros.

Projetos culturais: compra de trajes e equipamentos, treinamento de instrutores, atividades coletivas que desenvolvem o teatro, música, dança, canto coral, pesquisa e seus respectivos materiais.
Projetos esportivos inclusivos: bolsas em escolinhas, aquisição de uniformes ou materiais, contratação de instrutores, entre outros.

Somente no ano passado, mais de 70 mil pessoas foram impactadas diretamente com as 342 propostas aprovadas e executadas via Fundo Social. O projeto está alinhado com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 2015 e que compõem uma agenda mundial para a construção e implementação de políticas que visam guiar a humanidade até 2030.

Para o presidente da Sicredi Centro-Sul MS/BA, Paulo Roberto Neves, o Fundo Social é um dos diferenciais da Cooperativa e se insere no 7º Princípio do Cooperativismo, o do Interesse pela comunidade, com o objetivo de fortalecer as ações desenvolvidas por entidades da região que atuem em benefício das pessoas.

“É nosso papel contribuir com o desenvolvimento econômico, social e cultural da comunidade onde atuamos, essa é a base da cooperação. E é através desse princípio que atuamos nas melhorias sociais onde estamos presentes, ou seja, o resultado financeiro do associado traz um resultado para a comunidade onde ele vive”, enfatizou.

Inscrição

Poderão se inscrever no Fundo Social 2024, entidades privadas sem fins lucrativos legalmente constituídas e que trabalham na área de atuação da Cooperativa em Mato Grosso do Sul e na Bahia.

As inscrições vão até o dia 30 de junho e podem ser feitas pelo link: www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial, inserindo o CEP do município em que o projeto será inscrito, selecionando Consultar Regulamento. Nesta página, está disponível o passo a passo de inscrição para download e em seguida, a aba inscrever meu projeto.

Cada entidade poderá cadastrar um projeto no período definindo e, no momento da inscrição, a qual agência o projeto estará vinculado. Todo cadastro será realizado de acordo com as seguintes etapas: Cadastro da Pessoa Física, responsável pela instituição; Cadastro da Instituição e Cadastro do Projeto.

Após as inscrições, todos os projetos passarão por conferência, para averiguar se os cadastros das instituições e de seus representantes estão de acordo com o regulamento. Em seguida, acontecerão as análises das propostas pelo Comitê Local e Comitê da Sede da Cooperativa, que vão de 01 a 31 de julho. A divulgação dos projetos aprovados se dará até o dia 09 de agosto. O período de aquisição, entrega dos bens, materiais ou serviços e coleta do Termo de Doação pela agência se dará até o dia 31 de outubro. E o prazo para a conclusão de execução dos projetos será 08 de novembro.

O edital de abertura com mais informações e o acompanhamento do projeto podem ser realizados através do site: www.sicredi.com.br/nacomunidade/fundosocial

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Secretaria de Meio Ambiente anuncia revitalização do Tanque da Matinha dos Pretos

Secretaria de Meio Ambiente anuncia revitalização do Tanque da Matinha dos Pretos

As obras de requalificação estão previstas para começar em breve, e a comunidade será...
Feira de Santana
Silvaney Araújo assume Secretaria de Agricultura com respaldo legal, afirma Prefeitura

Silvaney Araújo assume Secretaria de Agricultura com respaldo legal, afirma Prefeitura

A administração também destacou que, conforme decisão judicial, a punibilidade de Silvaney...
Feira de Santana
Joia da Princesa: Estádio deverá ser liberado para jogos profissionais a partir de fevereiro

Joia da Princesa: Estádio deverá ser liberado para jogos profissionais a partir de fevereiro

Hoje, cerca de 70% das melhorias já foram concluídas, e uma vistoria da Federação está...