Enfermeiros paralisam atividades em prol do custeio do piso salarial da categoria
A mobilização é nacional.
Rafael Marques e Vitória Silva
Na manhã desta quarta-feira (21), enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem se reuniram em prol do custeio do piso salarial da categoria. A mobilização é nacional. Aqui em Feira de Santana, o protesto ocorre em frente ao Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA).
Segundo a enfermeira Gerusa Cher, o objetivo da mobilização é sensibilizar senadores e deputados.
“Hoje nós estamos iniciando uma série de movimentos de mobilização das categorias que compõem a enfermagem e isso se deu em decorrência de uma luta de mais de trinta anos da enfermagem. Tivemos a sanção presidencial para o piso e recentemente o ministro Barroso acabou suspendendo a lei por 60 dias, até a apresentação do custeio do piso que deverá ser implantado. Queremos sensibilizar deputados e senadores para que eles apresentem essa fonte de custeio e que essa lei que foi recentemente sancionada, não fique só na ilusão.”
De acordo com a representante do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e conselheira municipal de saúde, Fábia Quele, o movimento procura reforçar a luta de mais de trinta anos da categoria.
“São mais de trinta anos que a categoria busca a aprovação do piso, de uma carga horária melhor e o reajuste foi suspenso por sessenta dias pra que a gente indique o custeio desse que é mais do que um direito da categoria inteira, é uma reparação histórica.”