Educação

Encontro Nacional de Casas de Estudantes acontece na Uefs até terça-feira (31 )

O evento é uma realização do Movimento de Casas de Estudantes (MCE),

28/01/2023 06h53
Encontro Nacional de Casas de Estudantes acontece na Uefs até terça-feira (31 )

Estudantes de diversas universidades do país estão na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) para participar do 44º Encontro Nacional de Casas de Estudantes (Ence). O evento que segue até terça-feira (31) reúne cerca de 300 residentes para discutir ações de assistência estudantil. A edição deste ano tem como tema ”Não seremos erradicadas: Movimento de Casas de Estudantes (MCE), autonomia e democracia radical”. A abertura do Ence ocorreu na noite desta quinta-feira (26) no Auditório Central da Uefs. A cerimônia contou com apresentações dos representantes das casas de estudantes e também do aluno Igor Santos, do curso de Letras da Uefs, recitando um trecho do poema ”Padê de Exu Libertador”, de Abdias Nascimento. 

O Ence conta com a participação de representantes de universidades como a de Brasília, Federal da Bahia, do Estado da Bahia, Federal do Rio de Janeiro, Federal do Rio Grande, Federal de Mato Grosso e Federal de Pernambuco. ”A gente vai discutir as políticas de permanência e assistência estudantil. Já é a segunda vez que a Uefs sedia o Ence. É daqui que a gente vai tirar demandas e propostas que levaremos para as nossas universidades. O que a gente espera são melhorias nos alojamentos, qualidade no bandejão e aumento de bolsas, por exemplo”, explicou Wesley Freire, estudante do curso de Ciências Contábeis da Uefs e membro da comissão organizadora do evento.

Pedrina Pereira, estudante do curso de Psicologia da Uneb, participa pela segunda vez de uma edição nacional do Encontro de Casas de Estudantes. ”O encontro nacional é uma forma que a gente tem de ver a realidade de cada estudante residente de uma forma mais ampla e se juntar para conseguir exigir nossos direitos, verificar se as coisas estão sendo cumpridas como deveriam e pleitear novas conquistas. A nossa forma de nos reunirmos para fazer com que as residências universitárias continuem existindo com qualidade”, afirmou.

A programação conta com mesas, grupos de discussões e de trabalho e apresentações científicas e artísticas. Uma das palestrantes é a estudante do curso de Direito da Universidade de Brasília e ativista pela causa das pessoas com deficiência, Millena Moares. A aluna foi a primeira pessoa que usa cadeira de rodas da residência da UnB e precisou lutar para conseguir ter como acompanhantes a mãe, Jocilia, e a irmã, Mirelli, que na época de ingresso de Millena tinha apenas 11 anos. ”A universidade foi resistente em um primeiro momento com o argumento de que a aluna era eu e que teriam responsabilidades apenas comigo e não com minha família. A questão é que é uma política pública para minha permanência. Não adiantava só me dar a vaga, mas garantir a minha permanência”, explicou.

O reitor da Uefs, Evandro do Nascimento, participou da abertura do evento destacando a importância das políticas de assistência estudantil para garantir a permanência dos estudantes. ”É um evento que é muito bem-vindo em uma hora como essa em que as universidades têm o papel de fazer a inclusão de uma parcela historicamente excluída da juventude. Os debates, as vivências, as discussões e as pautas que vão ser encaminhadas são importantes para que o movimento se fortaleça e continue reivindicando”. A pró-reitora de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis, Sandra Nívea Soares, também esteve presente na cerimônia. 

Comentários

Leia também

Educação
Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

Finep realiza evento na Universidade Estadual de Feira de Santana para oportunizar financiamentos

A iniciativa, alusiva aos 57 anos da Finep, tem acontecido em diversos estados com propostas...
Educação
Escolas estaduais realizam avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

Escolas estaduais realizam avaliação de Língua Portuguesa e Matemática com foco na melhoria da aprendizagem

A ação permite o acompanhamento da gestão da aprendizagem dos estudantes do 9º ano...
Educação
Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

Fórum debate melhorias dos indicadores educacionais em escolas públicas baianas

Governador esteve presente na abertura do evento que reúne dirigentes, conselheiros e...