Feira de Santana

Empresários e membros do setor comercial se reúnem para discutir situação da Via Bahia

A reunião na ACEFS reflete a preocupação coletiva das entidades empresariais com a infraestrutura e a segurança da BR-324

27/05/2024 19h00
Empresários e membros do setor comercial se reúnem para discutir situação da Via Bahia
Foto: Rafael Marques

Na tarde desta segunda-feira (27) ocorreu uma reunião na sede da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), onde empresários e membros do setor comercial discutiram a atual situação da Via Bahia. O evento contou com a presença do deputado estadual Eduardo Sales e visa abordar questões críticas relacionadas à Via Bahia, buscando soluções e ações de melhorias para a região.

Foto: Rafael Marques

O presidente da ACEFS, Genildo do Melo, compartilhou uma experiência pessoal para ilustrar os desafios enfrentados na rodovia.

Foto: Rafael Marques

“Agora mesmo, acabei de passar por isso, por volta de 14 horas e 30 minutos, eu saí de Salvador às 14 horas e consegui chegar em Feira de Santana quase três horas depois, devido aos problemas que aconteceram na estrada, na BR-324, no trajeto de Salvador a Feira de Santana e essa é uma situação que vive permanentemente o usuário da Via Bahia. Todas as pessoas que precisam utilizar a Via Bahia indo a Salvador ou vice-versa, pessoas que estão passando por Feira de Santana. As pessoas da região sofrem com o problema da Via Bahia.”

Ele destacou a imprevisibilidade das viagens devido às condições da estrada.

“Hoje você não pode marcar um compromisso em Salvador, dizendo que dentro de uma hora e meia você consegue chegar. Não marque que você vai terminar perdendo o seu compromisso. Quantas pessoas já perderam voo, consultas, compromissos importantes por conta de problemas que ocorreram durante o trajeto? Óbvio, um acidente ninguém está livre, mas é necessário que a concessionária dê alternativas para o usuário e hoje nós não temos. São muitos buracos na estrada, você não tem um acostamento decente.”

O deputado estadual Eduardo Sales, presidente da Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo, também destacou a gravidade da situação.

“Acho que foi uma reunião muito proveitosa. Discutimos esse grave problema que é a Via Bahia. Tenho trabalhado com essa bandeira há anos e colocado claramente que precisamos nos unir, sem bandeira partidária, com o interesse da população baiana. Há quinze anos temos um contrato que não foi cumprido uma vírgula e ninguém está se mobilizando. Nós não queremos bloquear pista, mas hoje decidimos por uma grande ação publicitária conjunta, buscando uma terceira pista e o recapeamento da BR-324. A sociedade civil organizada precisa se mobilizar numa campanha como essa para que possamos ter outdoors, adesivos nos carros, dizendo ‘terceira pista’ e mostrando que é a sociedade civil organizada, sem bandeira partidária.”

Eduardo Sales criticou duramente a concessionária.

“Considero a Via Bahia uma empresa que não cumpre com seu papel, e pessoas morrem em função disso. Já entrei com uma ação criminal na Polícia Federal e no Ministério Público Federal, porque são ações criminosas. Precisamos de uma mobilização para acabar com esse descaso. Nós tivemos um caos total na BR-324, com buracos, falta de acostamento e investimentos contínuos. Tivemos uma audiência com o embaixador canadense, alertando os investidores canadenses sobre o descaso. Precisamos que o Ministério Público, a Advocacia Geral da União, a ANTT e a justiça tomem providências.”

A reunião na ACEFS reflete a preocupação coletiva das entidades empresariais com a infraestrutura e a segurança da BR-324, e busca pressionar a concessionária Via Bahia a realizar melhorias urgentes na rodovia.

*Com informações do repórter Rafael Marques

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Projeto de meia-entrada para professor em evento cultural e esportivo é aprovado em 1ª votação

Projeto de meia-entrada para professor em evento cultural e esportivo é aprovado em 1ª votação

Sem consenso dos parlamentares durante a primeira votação, a expectativa é de que sejam...
Feira de Santana
Santa Casa de Feira vai retomar cirurgias de câncer de cabeça e pescoço

Santa Casa de Feira vai retomar cirurgias de câncer de cabeça e pescoço

A Sesab credenciou o Hospital Dom Pedro para novos procedimentos cirúrgicos
Feira de Santana
Representantes de banco internacional visitam Feira para projetos de macrodrenagem e mobilidade