Empresária destaca o Ranch Sorting, esporte praticado com cavalos
A modalidade foi trazida dos EUA
Rafael Marques
Um esporte com boi, e praticado em dupla com cavalos. Este é o Ranch Sorting, uma modalidade trazida dos Estados Unidos, que chegou ao Brasil há mais de uma década. Aqui na Bahia, a empresária Georgia Ortega comanda uma equipe de amantes dessa modalidade. Ela participou do programa De Olho na Cidade (Sociedade News FM) para explicar um pouco mais sobre a prática.
“Foi trazida dos Estados Unidos, de uma dupla que trabalha com boi. Era o trabalho dos funcionários de fazendas americanas, que vieram ao Brasil acredito que há uma década, uns 15 anos, e foi implantada aqui na Bahia por um amigo nosso, que se chama Marcos Alexandre, e hoje, é competidor do Ranch Sorting. Conseguimos formar uma turma, fizemos a primeira edição do Campeonato Baiano, a segunda e agora a terceira, qual estou à frente”, explicou.
Qualquer pessoa pode praticar o Ranch, desde que tenha noção de montaria.
“É uma modalidade que qualquer pessoa pode praticar. Não existe agressividade com o animal. Qualquer um que tenha noção de montaria, rédea, ou animal, consegue. O Ranch, hoje, está forte no estado, mas é uma modalidade oficializado pelo Marchador. Outras raças como o Criolo também já está participando, enfim. Quem tiver noção de como montar e um cavalo, pode participar”, disse Geórgia.
Leia.
Ranch Sorting, o esporte com boi praticado em dupla com cavalos de trabalho, geralmente Quarto de Milha, Apalloosa ou Paint Horse, foi trazido dos EUA, hoje é o esporte que mais cresce no Brasil em números de inscrições oficiais da ABQM*, e agora movimenta de forma agressiva economia do cavalo no estado da BAHIA.
Em 2023 a terceira edição do campeonato baiano de Ranch Sorting ganhou um nova equipe de organização, finalistas da maior premiação de Ranch Sorting do Brasil em setembro de 2022 em Belo Horizonte, BH Horse Show, a dupla Georgia Ortega e Pedro Gesteira voltaram para a Bahia com grandes planos e sonhos para a delegação Baiana.
A equipe formada por eles trouxe a proposta de trazer para o esporte um novo formato de prova, para aumentar o número de competidores e assim também movimentar a cadeia econômica.