Empreendedorismo na Medicina: A trajetória da Dra. Márcia Suelly e os segredos do sucesso na ginecologia
Em entrevista ao programa Hora do Empreendedorismo da Rádio Princesa FM, a ginecologista e obstetra Dra. Márcia Suelly falou sobre sua trajetória profissional, os desafios de empreender na área da saúde e a busca constante por inovação e qualidade no atendimento à paciente. Ao ser questionada sobre como começou sua vida empreendedora, Dra. Márcia destacou […]
Em entrevista ao programa Hora do Empreendedorismo da Rádio Princesa FM, a ginecologista e obstetra Dra. Márcia Suelly falou sobre sua trajetória profissional, os desafios de empreender na área da saúde e a busca constante por inovação e qualidade no atendimento à paciente.
Ao ser questionada sobre como começou sua vida empreendedora, Dra. Márcia destacou a dificuldade que muitos médicos enfrentam ao unir a formação técnica com a gestão do próprio consultório:
“Sem dúvida, ser médico e empreendedor hoje é um grande desafio. Na faculdade, a gente aprende medicina, mas não administração. Saímos com o desejo enorme de trabalhar e ter um consultório com a nossa identidade, mas poucos conseguem isso. A maioria dos médicos trabalha para outras clínicas ou hospitais. Eu me considero abençoada por conseguir transformar a medicina não só no propósito, mas também na prática do empreendedorismo.”
A médica contou que sua carreira começou dando plantões como obstetra, mas foi durante o trabalho em uma ONG chamada Bem Fã que ela entendeu a importância do trabalho em equipe:
“Na Bem Fã aprendi que trabalhar sozinho não era o meu objetivo, eu precisava de uma equipe para dar o melhor para o paciente. Depois, ao vir para Feira de Santana, comecei a atuar em gestão pública na área da saúde e fui diretora médica de hospitais, o que me deu embasamento para a gestão.”
Sobre os principais desafios de manter uma clínica médica, Dra. Márcia explicou:
“O maior desafio hoje é se manter atualizado e estar sempre na vanguarda. Quem não trabalha com tecnologia vai ficar para trás. Também é essencial ter processos bem organizados, com uma recepção eficiente, pois a porta de entrada do consultório é fundamental para o bom atendimento.”
Ela também ressaltou a importância do conhecimento e do atendimento humanizado:
“Nós, da Vitalis, participamos de pelo menos três mentorias ou treinamentos por ano, incluindo congressos e até cursos de marketing, para melhorar o relacionamento com os pacientes. O que realmente faz diferença é a empatia e o tempo dedicado a cada paciente. Não dá para fazer atendimento ginecológico em 15 minutos e garantir qualidade. Escuta ativa e cuidado são fundamentais para um bom diagnóstico e para ajudar o paciente a melhorar sua qualidade de vida.”
Sobre a estrutura da clínica, Dra. Márcia falou sobre a equipe multidisciplinar e o uso da tecnologia:
“Tenho três médicas ginecologistas, uma fisioterapeuta e uma nutricionista na equipe. Usamos um sistema online para marcação de consultas que facilita a comunicação com as pacientes, mesmo atendendo centenas de ligações por dia.”
A médica também anunciou o lançamento da nova identidade visual da clínica, previsto para o dia 10 de setembro, e afirmou que a atualização marca uma nova fase de crescimento e inovação para a Vitalis.
Dra. Márcia encerrou agradecendo o apoio do Sebrae e reforçando seu compromisso com a melhoria contínua do atendimento:
“Temos uma consultoria financeira e administrativa que nos ajuda a melhorar sempre. O caminho é esse: conhecimento, tecnologia, equipe preparada e, principalmente, empatia com as pacientes.”