Empreendedorismo feminino: mãe transforma experiência da maternidade em negócios
Ela participou do quadro Março Mulher, do programa De Olho na Cidade (Sociedade News FM)
Por Rafael Marques
Natural do Rio Grande do Norte, Talita Santana é formada em direito, mas foi no empreendedorismo que ela encontrou seu lugar. A empresária é dona da marca Êba Bebê, que atua no segmento de vendas de produtos infantis. Ela participou do quadro Março Mulher, do programa De Olho na Cidade (Sociedade News FM), para compartilhar suas lutas e desafios.
Através da primeira experiência com a maternidade nasceu em Talita o desejo de ajudar outras mães. Ela conta que no início, há alguns anos, o negócio surgiu com um único objetivo: auxiliar outras mulheres.
“Aqui na Bahia eu não tinha parentes pra me ajudar com a maternidade, então eu comecei a estudar sobre o que poderia facilitar o meu dia a dia e percebi que fora do Brasil encontraria produtos para bebês. Logo em seguida, quando minha filha nasceu, eu visitava os parquinhos e creches e as coisas que minha filha usava chamavam a atenção das outras mães. Elas começaram a encomendar os produtos que eu trazia de fora. Chegou um momento que eu não trazia mais nada para mim, era tudo para vender. Foi aí que tive um estalo: por que não começar a empreender já que a dor que eu sinto é a dor de muitas mães? Então, a partir daí, comecei a tratar os produtos como Êba Bebê”, explicou.
Em 2017, a empresária criou uma conta no Instagram com a intenção de expandir os negócios por meio das redes sociais.
“Há seis anos nós iniciamos a Êba Bebê através do Instagram e do site, e há dois anos estamos com loja física aqui em Feira de Santana. Começamos em Salvador, porém, por causa da pandemia, viemos para cá, e foi nesta cidade que tivemos a coragem de abrir a loja física. Feira nos abraçou de uma forma maravilhosa. Estou na Bahia há treze anos, e em Feira, há quase três. A primeira loja foi na Artêmia Pires, a segunda em um shopping aqui da cidade e agora estamos na Getúlio Vargas com um espaço mais amplo e aconchegante”.
Talita afirma que todos os produtos expostos na loja tem uma função necessária.
“Todos os produtos têm uma curadoria de entender que a gente precisa estimular as crianças a ter uma maior autonomia e facilitar a vida da mãe desde o primeiro enxoval”.
Desafios
“Eu imaginava que teria flexibilidade, e com o crescimento da empresa percebi que não era bem assim. A forma mais fácil que encontrei para conciliar, é ter rotina, com horários certinhos e sem deixar lacunas. Empreender é algo que nunca acaba. A gente está sempre buscando conhecimento, estratégias e coisas que inovam. Nosso diferencial é ir em busca do novo não só no Brasil, mas também no mundo”.
Visão sobre empreendedorismo feminino
“Acho muito legal o lugar que as mulheres estão ocupando hoje. Saber que nós podemos ser mães e ter nossa independência, é muito legal. A mulher pode ter o seu lugar na sociedade e ajudar outras mães”.
Conselho de empreendedora
“As dificuldades sempre vão vir. O que vai fazer você avançar é entender que é possível, independente de qualquer situação. Se você tem um sonho, tem que lutar por ele. É preciso coragem, dar o primeiro passo e deixar de medo, porque a dificuldade vem, mas, resiliência é a palavra. É possível”.