Feira de Santana

Empossados os membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2023/2025

Ato aconteceu no planetário do Museu Parque do Saber

21/06/2023 06h49
Empossados os membros do Conselho Municipal de Cultura para o biênio 2023/2025
Foto: Valdenir Lima

Nesta terça-feira (20) ocorreu a posse dos membros que irão compor o Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana para o biênio 2023/2025. Esse órgão é formado por representantes do poder público e da sociedade civil, totalizando 22 membros entre titulares e suplentes. O ato aconteceu no planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

O Conselho abrange dez segmentos culturais da sociedade civil, garantindo uma ampla representação. Esses segmentos incluem dança, identidade e diversidade cultural, audiovisual, artes plásticas, música, cultura popular, teatro, memória e preservação, matriz africana e literatura.

O Conselho Municipal de Cultura desempenha um papel fundamental na promoção e desenvolvimento das políticas culturais no município. É um espaço de participação e deliberação sobre assuntos relacionados à cultura, contribuindo para a construção de uma cidade mais inclusiva e vibrante culturalmente.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho, enfatizou a importância da posse e destacou a responsabilidade do novo mandato. Ele ressaltou que há muitos desafios pela frente, como a implementação da Lei Paulo Gustavo, que destina recursos do Governo Federal para o município. O secretário expressou sua satisfação com a presença maciça da sociedade civil no evento, demonstrando o engajamento e o interesse em fortalecer a cultura em Feira de Santana.

“Temos diversas situações e ações de políticas públicas para debatermos, fomentando a cultura em nossa cidade e sem sombra de dúvidas é muito importante esse alinhamento, essa presença, porque nós sentimos muito no último mandato a ausência principalmente da sociedade civil, que fez com que nós não tivéssemos quorum e com isso não pudéssemos deliberar com relação a diversas ações do nosso Conselho Municipal de Cultura”, lembrou.

David Aynã, suplente no segmento audiovisual, ressaltou a relevância desse momento histórico para a cidade, especialmente por contar com um orçamento significativo para a cultura. Ele destacou a importância do audiovisual nesse contexto, mencionando a Lei Paulo Gustavo e o potencial de movimentação cultural que ela representa. “O Conselho é a instância primordial para pensar e implementar políticas que direcionem esses recursos de forma adequada”, salientou.

Bruno Bittencourt, titular do segmento audiovisual, também expressou o desejo de aproveitar os recursos da nova lei para fortalecer e difundir o audiovisual em Feira de Santana. “O Conselho desempenha um papel fundamental nesse processo, permitindo a troca de ideias e a renovação necessária”.

A secretária interina de Governo, Eliene Cerqueira, esteve presente represantando o prefeito Colbert Filho. O ato também foi prestigiado pelo vereador José Marques, o Zé Curuca.

*SECOM/PMFS

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Operação Feira Quer Silêncio reforça combate à poluição sonora

Operação Feira Quer Silêncio reforça combate à poluição sonora

A poluição sonora está enquadrada como crime ambiental e de perturbação da ordem pública ...
Feira de Santana
Detran-Ba realiza fiscalização em endereço irregular de pátio para guarda de veículos em Feira de Santana

Detran-Ba realiza fiscalização em endereço irregular de pátio para guarda de veículos em Feira de Santana

Após denúncias, a equipe de fiscalização constatou que a empresa fez o deslocamento...
Feira de Santana
Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Governo Federal reconhece situação de emergência por estiagem em Feira de Santana

Decreto autoriza envio de carros-pipa para atender as áreas que não têm acesso à água...