Feira de Santana

Empossada Comissão de Ética Médica do Hospital Clériston Andrade

A ação foi feita durante evento organizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia

19/08/2022 12h20
Empossada Comissão de Ética Médica do Hospital Clériston Andrade
Foto: Divulgação

A Comissão de Ética Médica do Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) foi empossada na noite desta quarta-feira, 17, no auditório da unidade. A ação foi feita durante evento organizado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) intitulado Cremeb Presente, cujo objetivo é estreitar a relação junto aos médicos e levar serviços como certificado digital, segunda via de documento, registro de especialidade, registro de empresa, etc. Foram empossados os seguintes médicos: Hélvia Fagundes de Araújo Silva, Lúcio Couto Oliveira Júnior, Renata Nunes de Oliveira e os suplentes: Alexandre Vieira Alves, Bruno Passos Sampaio e Tamires Batista Pereira.

O diretor médico do HGCA, Dr. Karlos Figueiredo, explicou que a escolha dos membros da comissão foi feita mediante processo eleitoral através de voto direto e secreto, dela participando os médicos que compõem o corpo clínico do HGCA, conforme previsto no regimento interno. “Quero ressaltar que a presença do Cremeb dando posse a comissão de ética é algo inédito e que reforça a legitimidade do HGCA que vem não apenas crescendo em estrutura física, mas também na complexidade de serviços. Daí o valor de ter uma comissão de ética fortalecida e envolvida nas diversas questões que envolvem a classe medica na instituição”, ressaltou Dr. Karlos acrescentando que neste processo eleitoral contou com chapa única e a eleição foi feita de forma democrática. “A ética deve estar presente em todos os atos médicos e isso vai impactar de forma positiva desde a relação interpessoal com seus colegas, bem como no atendimento e assistência médica aos pacientes”, afirmou.

Karlos explicou ainda que é papel da Comissão de Ética Médica fiscalizar o exercício da atividade médica na instituição a qual se encontra vinculada, atentando para que as condições de trabalho do médico, bem como sua liberdade, iniciativa e qualidade do atendimento oferecido aos pacientes estejam de acordo com os preceitos éticos e legais que norteiam a profissão; instaurar procedimentos preliminares internos mediante denúncia formal ou de ofício; colaborar com o Conselho Regional de Medicina na tarefa de educar, discutir, divulgar e orientar os profissionais sobre temas relativos à ética médica; atuar preventivamente, conscientizando o corpo clínico da instituição onde funciona quanto às normas legais que disciplinam o seu comportamento ético; orientar o paciente da instituição de saúde sobre questões referentes à Ética Médica; atuar de forma efetiva no combate ao exercício ilegal da medicina; e promover debates sobre temas da ética médica, inserindo-os na atividade regular do corpo clínico da instituição de saúde.

*ASCOM/HGCA

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira aguarda novas doses contra covid para manter a vacinação

Feira aguarda novas doses contra covid para manter a vacinação

Outras unidades também podem sofrer com desabastecimento
Feira de Santana
Prefeitura de Feira apoia campanha para doação de brinquedos

Prefeitura de Feira apoia campanha para doação de brinquedos

Doações podem ser feitas até o dia 20 em um dos quatro pontos de coleta
Feira de Santana
Centro de Abastecimento realiza homenagens à Santa Bárbara neste sábado (3)

Centro de Abastecimento realiza homenagens à Santa Bárbara neste sábado (3)

Homenagens a padroeira dos feirantes marcada ainda por missa e procissão