Embasa informa redução significativa no volume e na pressão da água fornecida à população
A Embasa recomenda o uso racional de água nessas datas
Na última semana, a Embasa retomou uma série de testes na nova adutora do sistema integrado de abastecimento de Feira de Santana. De acordo com Raimundo Bezerra Neto, gerente regional da Embasa, os testes, que fazem parte da etapa final de ampliação do sistema, são essenciais para garantir uma oferta de água estável e eficiente para a população, especialmente no verão, período de maior demanda.
“A Embasa retoma o teste da nova adutora do sistema integrado de abastecimento de água como parte da etapa final da ampliação do nosso sistema. Já entregamos o Centro de Reservação Norte, o Centro de Reservação Leste e o Centro de Reservação do Tomba, e concluímos a adutora que interliga a Estação de Tratamento em Conceição da Feira à Feira de Santana”, destacou Raimundo.
Segundo ele, ao longo dos próximos 30 dias, serão realizados dois testes semanais, às segundas e quintas-feiras, visando minimizar o impacto no abastecimento dos moradores.
“Não podemos ter uma redução muito significativa para não prejudicar o abastecimento da população, mas ressaltamos a importância desses testes para que a adutora possa trazer, ainda neste verão, um incremento de aproximadamente 20% na oferta de água, melhorando o abastecimento nesse período mais quente.”
A Embasa também alertou a população sobre a possibilidade de redução de oferta de água e pressão na rede nesses dias. Raimundo recomendou o uso racional de água nessas datas: “Orientamos a população a economizar água às segundas e quintas-feiras, pois esses são os dias em que os testes ocorrem, das 6 da manhã até as 16h, e poderá haver uma diminuição temporária na pressão da água.”
Com uma capacidade de 3.000 litros por segundo, a nova adutora complementará a expansão da Estação de Tratamento, que atualmente suporta 1.500 litros por segundo e será ampliada para 2.250 litros por segundo até o primeiro semestre de 2025.
“Este é o último passo de um conjunto de investimentos que já ultrapassa 280 milhões de reais, garantindo segurança no abastecimento para os próximos 30 anos, atendendo mais de 900 mil pessoas, nos períodos de verão e inverno”, afirmou Raimundo.
Os testes, que ocorrerão nos dias 24, 28 e 31 de outubro e 4, 7, 11, 14, 18 e 21 de novembro, podem afetar temporariamente o abastecimento nos municípios de Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Feira de Santana, Tanquinho, Santa Bárbara e Santanópolis.
*Com informações do repórter Robson Nascimento