Feira de Santana

Embasa alerta para golpes em meios digitais

Atenção aos Canais – A segunda via da conta pode ser retirada de forma segura pelo teleatendimento, no 0800 0555 195; na Agência Virtual, com acesso direto no Atendimento Virtual

01/04/2024 17h26
Embasa alerta para golpes em meios digitais
Foto: Reprodução

Neste primeiro de abril, a Embasa alerta: cuidado com sites e canais de atendimento mentirosos, criados por golpistas. É preciso atenção porque, ao realizar buscas na internet, os resultados podem levar a sites e perfis de whatsapp falsos, que simulam os sites reais das empresas públicas e geram uma suposta segunda via da conta com mudança no código de barras ou “QR Code”. Com isso, o pagamento vai direto para os golpistas.

Combater esses ladrões virtuais não é fácil, como explica a gerente comercial da Embasa, Thalita Vieira. “A Embasa tem atuado na fiscalização, denunciando à polícia e às empresas de tecnologia para que tirem esses sites falsos do ar, mas logo surgem outros, infelizmente. Por isso, o cliente precisa ter muita atenção e acessar somente os canais oficiais da Embasa”.

Para evitar cair em golpes, o usuário deve verificar a grafia correta do nome do domínio do site oficial (www.embasa.ba.gov.br), do Atendimento Virtual (https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br) e o número do Whatsapp (71.9717-0999).

“É importante conferir todos os dados para evitar pagamentos em nome de terceiros”, ensina o gerente de relacionamento com o cliente, João Ricardo Souza. “O cliente deve utilizar sempre o QR Code constante na sua conta e confirmar se, no momento do pagamento, aparece a Embasa como favorecida e o Citibank como banco vinculado. A empresa nunca solicita pagamentos por PIX enviando chave com CPF, telefone ou CPNJ”.

O usuário pode pagar também com o cartão de crédito pelo Atendimento Virtual, sendo necessário o login mediante senha. Em caso de suspeita de golpe, o cliente deve interromper imediatamente o pagamento e entrar em contato direto nos canais de atendimento remoto ou presencial para efetivar a denúncia.

Antes de confirmar o pagamento – Na hora de pagar a conta, os cuidados devem ser redobrados. No caso do Pix, antes de confirmar a operação, atenção ao número do CNPJ da Embasa (13.504.675/0001-10) e da fonte pagadora (BCO Citibank S.A). No caso do código de barras, os primeiros números do código de barras são sempre 82.

Cuidado no acesso – Desconfie sempre de website que não tenha a extensão ba.gov.br, ou caso a ordem das palavras esteja invertida ou com a grafia errada. Para se certificar, a sugestão é digitar o endereço do site. Outra dica é observar atentamente o texto e as imagens, a qualidade do design e se há erros de gramática nos textos dos canais.

Atenção aos Canais – A segunda via da conta pode ser retirada de forma segura pelo teleatendimento, no 0800 0555 195; na Agência Virtual, com acesso direto no Atendimento Virtual (https://atendimentovirtual.embasa.ba.gov.br/); ou pelo WhatsApp (71) 99717-0999.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Feira confirma o primeiro caso de Febre Oropouche

Feira confirma o primeiro caso de Febre Oropouche

A amostra foi encaminhada para o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen)...
Feira de Santana
Distrito de Humildes lidera ranking de casos de dengue em Feira de Santana

Distrito de Humildes lidera ranking de casos de dengue em Feira de Santana

Neste ano, a Vigilância Epidemiológica confirmou um total de 4.163 casos de dengue
Feira de Santana
“Todos têm capacidade política”, afirma Colbert sobre exonerações em Feira

“Todos têm capacidade política”, afirma Colbert sobre exonerações em Feira

As exonerações foram solicitadas pelos próprios exonerados.