Bahia

Embarcação fica à deriva após acidente na Baía de Todos-os-Santos; passageiros são resgatados

Caso aconteceu nesta terça-feira (22), no trecho de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador.

22/07/2025 14h18
Embarcação fica à deriva após acidente na Baía de Todos-os-Santos; passageiros são resgatados
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um catamarã ficou à deriva após um acidente no trecho de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, na região da Baía de Todos-os-Santos, nesta terça-feira (22). Imagens que circulam nas redes sociais mostram passageiros usando colete e um catamarã afundando, mas ainda não se sabe se o acidente deixou feridos.

Dois rebocadores — tipo de embarcação usada para auxiliar embarcações maiores em manobras de atracação — prestam apoio no resgate de tripulantes e passageiros. Os equipamentos já operavam próximo ao local do acidente, quando tudo aconteceu.

No total, 121 passageiros e quatro tripulantes estavam no catamarã, que saiu de Morro de São Paulo com destino a Salvador, e três pescadores estavam na embarcação de pesca artesanal. Não se sabe se o barco também naufragou e se os trabalhadores precisaram de resgate.

Segundo informações da Marinha do Brasil, a colisão envolveu um barco pesqueiro e um catamarã que faz transporte de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo, distrito turístico de Cairu, no baixo sul da Bahia. O acidente aconteceu a 9 km da

A Força Militar disse que, assim que tomou conhecimento do fato, o Comando do 2º Distrito Naval acionou o Centro de Coordenação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste) e determinou o imediato deslocamento de lanchas e equipes da Capitania dos Portos da Bahia, bem como do Aviso-de-Patrulha “Dourado”, Navio-Patrulha “Guaratuba” e Corveta “Caboclo”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.

O objetivo da ação foi prestar assistência às embarcações envolvidas e conduzir as ações de busca e resgate. Paralelamente, foi ativado o Plano de Auxílio Mútuo, que mobiliza embarcações navegando nas imediações para colaborar com os esforços de socorro.

A operação conta ainda com o apoio integrado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), da Praticagem da Bahia e de embarcações civis que atuam na região.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada para o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, e aguarda a chegada dos passageiros. Segundo informações da TV Bahia, no início da tarde desta terça-feira, o ponto de embarque e desembarque foi evacuado e o terminal encontra-se fechado.

*Com informações g1 Bahia

Comentários

Leia também

Bahia
Bahia se prepara para integrar Sistema Nacional de Economia de Impacto

Bahia se prepara para integrar Sistema Nacional de Economia de Impacto

Estado avança em políticas voltadas a negócios com impacto social e ambiental positivo ...
Bahia
Trem descarrila na ponte Dom Pedro II entre Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano

Trem descarrila na ponte Dom Pedro II entre Cachoeira e São Félix, no Recôncavo Baiano

Acidente ocorreu por volta das 9h, na entrada da ponte pelo lado de Cachoeira; equipamento...