Bahia

Embarcação fica à deriva após acidente na Baía de Todos-os-Santos; passageiros são resgatados

Caso aconteceu nesta terça-feira (22), no trecho de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, na Região Metropolitana de Salvador.

22/07/2025 14h18
Embarcação fica à deriva após acidente na Baía de Todos-os-Santos; passageiros são resgatados
Foto: Reprodução/Redes Sociais

Um catamarã ficou à deriva após um acidente no trecho de Cacha Pregos, na Ilha de Itaparica, na região da Baía de Todos-os-Santos, nesta terça-feira (22). Imagens que circulam nas redes sociais mostram passageiros usando colete e um catamarã afundando, mas ainda não se sabe se o acidente deixou feridos.

Dois rebocadores — tipo de embarcação usada para auxiliar embarcações maiores em manobras de atracação — prestam apoio no resgate de tripulantes e passageiros. Os equipamentos já operavam próximo ao local do acidente, quando tudo aconteceu.

No total, 121 passageiros e quatro tripulantes estavam no catamarã, que saiu de Morro de São Paulo com destino a Salvador, e três pescadores estavam na embarcação de pesca artesanal. Não se sabe se o barco também naufragou e se os trabalhadores precisaram de resgate.

Segundo informações da Marinha do Brasil, a colisão envolveu um barco pesqueiro e um catamarã que faz transporte de passageiros entre Salvador e Morro de São Paulo, distrito turístico de Cairu, no baixo sul da Bahia. O acidente aconteceu a 9 km da

A Força Militar disse que, assim que tomou conhecimento do fato, o Comando do 2º Distrito Naval acionou o Centro de Coordenação do Serviço de Busca e Salvamento Marítimo do Leste (Salvamar Leste) e determinou o imediato deslocamento de lanchas e equipes da Capitania dos Portos da Bahia, bem como do Aviso-de-Patrulha “Dourado”, Navio-Patrulha “Guaratuba” e Corveta “Caboclo”, subordinados ao Comando do Grupamento de Patrulha Naval do Leste.

O objetivo da ação foi prestar assistência às embarcações envolvidas e conduzir as ações de busca e resgate. Paralelamente, foi ativado o Plano de Auxílio Mútuo, que mobiliza embarcações navegando nas imediações para colaborar com os esforços de socorro.

A operação conta ainda com o apoio integrado do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM-BA), do Grupamento Aéreo da Polícia Militar da Bahia (Graer), da Praticagem da Bahia e de embarcações civis que atuam na região.

Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi encaminhada para o Terminal Náutico da Bahia, em Salvador, e aguarda a chegada dos passageiros. Segundo informações da TV Bahia, no início da tarde desta terça-feira, o ponto de embarque e desembarque foi evacuado e o terminal encontra-se fechado.

*Com informações g1 Bahia

Comentários

Leia também

Bahia
Santo Estêvão vibra com a segunda noite da Micareta 2025

Santo Estêvão vibra com a segunda noite da Micareta 2025

O prefeito Tiago Dias destacou o clima de união e festa
Bahia
Casa cheia na 15ª Festa dos Evangélicos em Santa Bárbara

Casa cheia na 15ª Festa dos Evangélicos em Santa Bárbara

Fiéis e simpatizantes celebraram o Dia dos Evangélicos com shows e momentos de adoração....
Bahia
Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Os municípios presentes se comprometeram a avançar na implementação que cria a Lei...