Política

Embaixador da União Europeia condena ataques em Brasília e presta solidariedade ao STF

Em suas redes sociais, Ignacio Ybáñez reiterou o apoio e confiança da União Europeia à democracia brasileira e disse acreditar que as forças institucionais irão prevalecer

20/01/2023 13h56
Embaixador da União Europeia condena ataques em Brasília e presta solidariedade ao STF
Foto: Reprodução/ Twitter

Após a visita que fez à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Rosa Weber, na última quarta-feira (18), o embaixador da União Europeia no Brasil, Ignacio Ybáñez, prestou solidariedade à Corte por conta dos ataques às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília.

Em suas redes sociais, Ybáñez reiterou o apoio e confiança da União Europeia à democracia brasileira e disse acreditar que as forças institucionais irão prevalecer. O embaixador classificou ainda os ataques como “atos chocantes de violência política”.

“O exercício dos direitos e liberdades democráticas deve ocorrer com respeito à Constituição e às instituições democraticamente eleitas. As diferenças políticas não podem justificar atos criminosos ou colocar em questão os resultados de eleições democráticas”, declarou Ignacio Ybáñez, na noite desta quinta-feira (19).

A declaração de Ybáñez coincide com a aprovação de uma resolução no Parlamento Europeu, na qual os deputados condenaram os ataques de Brasília e apontaram o “papel instrumental” do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL, sobretudo por suas declarações contestando o sistema eleitoral brasileiro.

Visita à Presidente do Supremo Tribunal Federal @STF_oficial Ministra Rosa Weber, para expressar a solidariedade da União Europeia depois dos atos chocantes de violência política e o ataque inaceitável contra a democracia que eles representam. pic.twitter.com/VSpLQCSplv

— Ignacio Ybáñez 🇪🇺 (@IgnacioYbanez) January 19, 2023

Por: Metro1

Comentários

Leia também

Política
Lula diz querer saber ‘quem é o pilantra’ que provocou aumento do preço do ovo

Lula diz querer saber ‘quem é o pilantra’ que provocou aumento do preço do ovo

Presidente afirmou que atual precificação do produto não faz sentido e que algum 'ladrão...
Política
STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

STF mantém prisão de Braga Netto por unanimidade

Militar foi preso em dezembro de 2024 por tentar interferir na investigação sobre suposta...
Política
João Roma destaca nomes de Feira de Santana para disputar vagas na AL-BA e Câmara Federal em 2026

João Roma destaca nomes de Feira de Santana para disputar vagas na AL-BA e Câmara Federal em 2026

Entre os cotados, estão o empresário e presidente do PL em Feira, Raimundo Júnior, o...