Política

Em vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro pede reação antes das eleições para evitar que Brasil virasse ‘grande guerrilha’

A fala foi feita pelo ex-presidente durante uma reunião do governo em julho de 2022.

09/02/2024 10h32
Em vídeo apreendido pela PF, Bolsonaro pede reação antes das eleições para evitar que Brasil virasse ‘grande guerrilha’
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

A Polícia Federal (PF) apreendeu um vídeo em que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou, durante uma reunião do governo em 2022, que era preciso agir antes das eleições para evitar que o Brasil posteriormente se tornasse “uma grande guerrilha”. A gravação em questão foi divulgada pela jornalista Bela Megale, do jornal O Globo.

“Nós sabemos que, se a gente reagir depois das eleições, vai ter um caos no Brasil, vai virar uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil. Agora, alguém tem dúvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições”, defendeu o ex-presidente, na ocasião.

Após ser apreendido pela corporação, o vídeo foi um dos elementos principais para criar a operação da PF que investiga membros das Forças Armadas e ex-ministros supostamente envolvidos em uma tentativa de golpe de Estado. O material foi encontrado pelos policiais no computador de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. 

Outras falas

Na mesma reunião, de acordo com o g1, o ex-mandatário sugeriu que as pessoas presentes deveriam apoiar a criação de um documento que classificaria como difícil “definir a lisura das eleições”. “Nós não podemos, pessoal, deixar chegar as eleições e acontecer o que está pintado, está pintado. Eu parei de falar em voto imp… e eleições há umas três semanas. Vocês estão vendo agora que… eu acho que chegaram à conclusão. A gente vai ter que fazer alguma coisa antes.”

Também foi dito por Bolsonaro que a vitória eleitoral do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já estava definida, “de acordo com os números que estão dentro dos computadores do TSE”. “Eles [equipe do TSE] erraram [ao incluir as Forças Armadas na Comissão de Transparência das Eleições.]. Para nós, foi excelente. Eles se esqueceram que sou o chefe supremo das Forças Armadas?”, acrescentou.

Metro1

Comentários

Leia também

Política
Jerônimo Rodrigues defende que composição de chapa para 2026 seja resolvida internamente

Jerônimo Rodrigues defende que composição de chapa para 2026 seja resolvida internamente

"Que a gente possa se resolver aqui, esse é nosso desejo", diz governador da Bahia
Política
Rui Costa: Governo tem que transformar dados positivos da economia em percepção da população

Rui Costa: Governo tem que transformar dados positivos da economia em percepção da população

A declaração foi dada pelo ministro da Casa Civil em entrevista ao programa Bom Dia,...
Política
Ex-diretores da PRF são indiciados pela Polícia Federal por interferência nas eleições de 2022

Ex-diretores da PRF são indiciados pela Polícia Federal por interferência nas eleições de 2022

Os ex-diretores são acusados de cometerem crimes de desobediência, prevaricação, restrição...