Em Roma, grupo de Feira de Santana vive emoção na abertura do Conclave
A Praça São Pedro já está preparada, com a chaminé instalada na Capela Sistina e a tradicional sacada à direita da Basílica de São Pedro pronta para o anúncio do ‘Habemus Papam’.
Direto da Praça São Pedro, no Vaticano, feirenses vivenciam um dos momentos mais marcantes da história recente da Igreja Católica: a missa de abertura do Conclave, que irá eleger o novo Papa. A cerimônia, presidida pelo cardeal decano dom Giovanni Battista Re, de 90 anos, reuniu os cardeais eleitores e não eleitores do mundo todo e marcou o último contato público deles com os fiéis antes do início das sessões de votação na Capela Sistina.
A cobertura está sendo feita pelo jornalista Jorge Bianchi, que relatou a intensa movimentação de profissionais de imprensa. “A Praça São Pedro está tomada por jornalistas, são cerca de cinco mil profissionais fazendo a cobertura.” Relatou.
O pároco da Catedral de Senhora Sant’Ana, padre Paulo Tarso descreveu a experiência como única.
“É um momento histórico que estamos vivendo aqui em Roma. Participar dessa missa tão simbólica, onde os cardeais invocam as bênçãos divinas pedindo a escolha de um novo Pedro, é uma graça imensa. A homilia de Dom Giovanni foi serena e profunda, destacando a necessidade de rezarmos para que o próximo Papa corresponda aos anseios da Igreja e do mundo, em temas como ecologia, paz e justiça”, afirmou.
Padre Paulo comentou ainda sobre a atmosfera entre os cardeais. “Os semblantes demonstravam serenidade, mas também a consciência da grande responsabilidade que carregam. Um daqueles cardeais que vimos hoje poderá ser o novo Papa, talvez ainda hoje, amanhã ou até sexta-feira”, completou.
Jair Bezerra, diretor da Peregrinação Viagens e Turismo e um dos responsáveis por levar o grupo de feirenses ao Vaticano, também destacou o significado do momento.
“É uma alegria imensa estar aqui. Realmente não imaginávamos que viveríamos isso. Foi uma coincidência positiva estarmos em Roma justamente neste momento. A emoção é indescritível”, disse. Ele afirmou ainda que o grupo estará reunido na praça às 17h (horário local) aguardando ansiosamente pela fumaça branca que anunciará a escolha do novo pontífice.
Mário Leal, também integrante da comitiva, descreveu com entusiasmo a chance de participar da celebração.
“É algo único na vida. Eu levei imagens para mostrar ao mundo inteiro, capturei a saída dos cardeais. Entre eles está o nosso futuro Papa. Estamos vivendo momentos de oração, expectativa e fé. Como católico, estou muito feliz de representar Feira de Santana nesse momento histórico”, afirmou.
A cobertura dos feirenses no Vaticano segue até o anúncio oficial do novo Papa, que pode ocorrer a qualquer momento entre hoje e o final da semana. A Praça São Pedro já está preparada, com a chaminé instalada na Capela Sistina e a tradicional sacada à direita da Basílica de São Pedro pronta para o anúncio do ‘Habemus Papam’.
*Com informações de Jorge Biancchi, direto de Roma