Polícia

Em nova operação, PF prende quatro envolvidos com atos em Brasília

A PF cumpre oito mandados de prisão preventiva e dezesseis de busca e apreensão, expedidos pelo STF.

20/01/2023 11h00
Em nova operação, PF prende quatro envolvidos com atos em Brasília
Foto: Divulgação / PF

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta sexta-feira (20), a primeira fase da Operação Lesa Pátria, para identificar participantes, financiadores e fomentadores dos atos terroristas de 8 de janeiro, em Brasília. Na ocasião, milhares de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) invadiram e destruíram as sedes dos Três Poderes.

A PF cumpre oito mandados de prisão preventiva e dezesseis de busca e apreensão, expedidos pelo STF. A operação ocorre no Distrito Federal e nos seguintes estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso do Sul.

Os mandados de prisão têm como alvo duas pessoas no DF, três em São Paulo e mais três em Minas Gerais, no Rio de Janeiro e no Mato Grosso do Sul.

Um investigado detido na capital federal mora na Candangolândia e frequentava o acampamento bolsonarista montado em frente ao Quartel-General do Exército, onde fomentava os frequentadores da concentração.

Os crimes investigados envolvem, inicialmente, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, além de destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

No dia dos atos de terrorismo, os extremistas praticaram danos generalizados e vandalizaram a estrutura dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF).

As investigações continuam, e a Operação Lesa Pátria se tornará permanente, com atualizações periódicas quanto ao número de mandados judiciais expedidos, pessoas presas e foragidos.

Quem tiver informações sobre envolvidos com os atos de terrorismo de 8 de janeiro em Brasília, pode enviar informações para o [email protected] 

*Metrópoles

Comentários

Leia também

Polícia
Motorista de aplicativo é assassinado dentro de carro no bairro Conceição

Motorista de aplicativo é assassinado dentro de carro no bairro Conceição

A Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está investigando a autoria e...
Polícia
Celas com presos são alvo de incêndio em delegacia no interior da Bahia

Celas com presos são alvo de incêndio em delegacia no interior da Bahia

Nenhuma pessoa ficou ferida e fogo já foi controlado pelo Corpo de Bombeiros
Polícia
Feira de Santana registrou quatro homicídios durante a segunda-feira (06)