Em meio à guerra comercial, aprovação de Trump cai nos EUA
51% dos americanos desaprovam o desempenho geral de Trump, que perdeu popularidade, inclusive, entre seus eleitores de 2024
Uma nova pesquisa realizada pela YouGov, a pedido da revista americana The Economist, aponta uma queda na popularidade do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, além de uma crescente rejeição à sua política econômica, especialmente no que diz respeito à imposição de tarifas generalizadas a diversos países.
Segundo matéria do InfoMoney, o estudo detalha que 51% dos americanos desaprovam o desempenho geral de Trump, enquanto 43% aprovam (uma queda de cinco pontos na aprovação em apenas uma semana). A percepção pessoal do presidente também pende para o negativo, com 54% tendo uma visão desfavorável do republicano, ante 43% favoráveis.
A queda na aprovação de Trump afetou inclusive sua avaliação entre seus eleitores, onde houve uma queda de 91% para 85% na avaliação positiva daqueles que votaram no presidente em 2024. A visão negativa sobre ele subiu de 9% para 14%.
Economia no centro da insatisfação
A condução da economia aparece como um dos principais pontos de desgaste do governo Trump. 51% desaprovam a gestão econômica em vigor, ante 41% que a aprovam. A diferença entre aprovação e desaprovação entre eleitores que votaram nele em 2024 caiu de +75 para +66 pontos percentuais.
Em relação à inflação e preços, 55% desaprovam as ações do governo, e apenas 36% aprovam. Mesmo entre seus apoiadores de 2024, 19% se dizem insatisfeitos com o controle da inflação.
Tarifas em xeque
Principal pilar da política econômica de Trump, as novas medidas tarifarias, que impõem uma taxa mínima de 10% sobre as importações de todos os países, é rejeitada por 52% dos americanos. Apenas 36% apoiam a medida. A rejeição é quase unânime entre democratas (86%), enquanto 57% dos republicanos apoiam.
No grupo dos apoiadores mais ferrenhos do presidente, comumente referidos como Make America Great Again (MAGA), em referência ao slogan de campanha do republicano em sua primeira campanha presidencial em 2016, o apoio sobe para 74%. No entanto, entre os republicanos fora deste movimento, a aprovação cai para 51%.
A percepção de que as tarifas vão aumentar os preços é generalizada: 80% acreditam que os preços vão subir, sendo 47% prevendo alta significativa. Apenas 4% acreditam que as tarifas vão reduzir custos.
A maioria também acredita que as medidas trarão impactos negativos:
-55% dizem que seu bem-estar financeiro será afetado;
-53% veem impacto negativo na economia dos EUA;
-52% acreditam em dano à imagem global do país;
-56% esperam retaliação de outros países;
-40% preveem uma guerra comercial.
Terceiro mandato e outros tópicos
Apesar de 52% acreditarem que Trump tentará um terceiro mandato, apenas 17% defendem essa possibilidade, e apenas 8% acreditam que a Constituição permitiria uma nova candidatura. A pesquisa também aponta que os americanos consideram que o governo Trump “passou do limites” em diversas áreas
56% consideram que o governo foi “longe demais” com a política tarifária, 51% desaprovam as falas de Trump sobre anexação de territórios como Canadá e Groenlândia e 48% consideram os cortes anunciados pelo presidente na área de pesquisa científica como “excessivos”.
O levantamento da YouGov foi conduzido entre os dias 5 e 8 de abril de 2025, com 1.741 entrevistados em todo o país e margem de erro de cerca de três pontos percentuais.