Bahia

Em março, vendas do varejo baiano cresceram 0,7%

Na relação a igual mês do ano anterior, a ampliação nas vendas foi de 6,1% e 3,2% para a Bahia e o Brasil, respectivamente.

18/05/2023 09h36
Em março, vendas do varejo baiano cresceram 0,7%
Foto: Valter Campanato / Agência Brasil

O comércio varejista baiano expandiu suas vendas em 0,7% em março de 2023 frente ao mês imediatamente anterior, na série livre de influências sazonais. No cenário nacional, na mesma base de comparação, os negócios cresceram 0,8%. Na relação a igual mês do ano anterior, a ampliação nas vendas foi de 6,1% e 3,2% para a Bahia e o Brasil, respectivamente.

No trimestre, as taxas também foram positivas em 3,6% e 2,4% tanto no âmbito estadual, como no federal. Esses dados foram apurados pela Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) – realizada em âmbito nacional – e analisados pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria do Planejamento.

O comportamento das vendas, em março, se deve a valores mais altos para o Novo Bolsa Família em vigor a partir de março com o pagamento de R$ 600,00 e mais R$ 150,00 por crianças de até seis anos de idade e das contrações formais de mão de obra com menor nível de escolaridade nos setores de serviços e construção civil. Esses fatores resultaram numa melhora da percepção da situação atual e das expectativas para os próximos meses.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), o índice de Confiança do Consumidor (ICC) do FGV IBRE subiu 2,5 pontos em março, passando para 87,0. Entretanto, o cenário econômico ainda é incerto dado às altas taxas de juros, resiliência da incerteza e desaceleração do mercado de trabalho, bem como elevados níveis de endividamento e inadimplência no mercado.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Bahia
Cores do Recôncavo realiza intervenção artística na Casa da Cultura de Saubara

Cores do Recôncavo realiza intervenção artística na Casa da Cultura de Saubara

A entrega do “Painel Cores do Recôncavo” será na sexta-feira, dia 22 e, no dia 23...
Bahia
Morte por coqueluche é registrada na Bahia após cinco anos sem casos de óbito

Morte por coqueluche é registrada na Bahia após cinco anos sem casos de óbito

Caso aconteceu em Teixeira de Freitas, na região do extremo sul baiano