Esporte

Em jogo de cinco gols, Bahia bate o Retrô pelas oitavas da Copa do Brasil

Esquadrão de Aço venceu a Fênix por 3 a 2 pelo jogo de ida das oitavas de final

31/07/2025 06h45
Em jogo de cinco gols, Bahia bate o Retrô pelas oitavas da Copa do Brasil
Foto: Letícia Martins/EC Bahia

O Bahia largou na frente no confronto das oitavas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quarta-feira (30), o Esquadrão de Aço bateu o Retrô por 3 a 2, na Arena Fonte Nova, pelo jogo de ida. Lucho Rodríguez e Willian José balançaram as redes para o time baiano, enquanto a Fênix descontou com Diego Guerra numa lambança de Ronaldo e com Mascote.

O duelo de volta do confronto está marcado para a próxima quarta (6), às 21h30, na Arena Pernambuco. O Tricolor joga pelo empate para ficar com a vaga. Enquanto a Fênix precisa vencer por dois gols de diferença para avançar de fase. A derrota do time baiano por um tento a mais leva a decisão para os pênaltis.

Antes de pensar em Copa do Brasil, o Bahia vira a chave para a disputa do Campeonato Brasileiro, onde ocupa o quarto lugar na tabela de classificação com 28 pontos. No sábado (2), às 16h, o time baiano encara o lanterna Sport, na Ilha do Retiro, pela 18ª rodada.

Primeiro tempo

O jogo começou estudado pelas duas equipes. Aos oito minutos, Iba Ly arriscou da intermediária, mas Ronaldo encaixou sem dificuldades. Apesar de ter maior domínio de bola e trocar passes rondando a área pernambucana, o Bahia não conseguiu produzir uma jogada perigosa nos primeiros 15 minutos.

Lucho Rodríguez abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com Lucho Rodríguez aos 17 minutos. Na troca de passes, a bola chegou para Iago Borduchi que fez o cruzamento, a bola passou por todo mundo. Kayky dominou na direita, cruzou à meia altura para o miolo da área e o uruguaio desviou de primeira para estufar as redes. Bahia 1×0 Retrô

Lucho Rodríguez amplia para o Esquadrão de Aço
O Bahia chegou ao segundo gol novamente com Lucho Rodríguez aos 19 minutos. Roubada de bola do uruguaio que desarmou o zagueiro Robson, saiu de cara com Fabian Volpi e tocou na saída para balançar as redes. Bahia 2×0 Retrô

Retrô diminui com uma lambança de Ronaldo
O Retrô diminuiu com Diego Guerra aos 32 minutos. Ramos Mingo atrasou para Ronaldo que chutou, mas a bola explodiu no camisa 17 e entrou no fundo do gol. Bahia 2×1 Retrô

Diego Guerra sequer comemorou o gol, porque ficou caído no chão e precisou receber atendimento médico. O atleta acabou sendo substituído por Mike pelo protocolo de concussão, o que abre para os dois times fazerem uma mudança a mais do que as cinco regulamentares.

Segundo tempo
O Bahia voltou dos vestiários com a mesma formação da etapa inicial. Em desvantagem no placar, o Retrô fez duas modificações ao sacar Eduardo e Vagner Love para a entradas de Junior Fialho e Mascote. O Tricolor chegou bem aos três minutos na cabeçada de Michela Araújo aproveitando o cruzamento de Kayky, mas o goleiro Fabian Volpi fez a defesa. Dois minutos depois, Rodrigo Nestor chutou forte e o arqueiro da equipe pernambucana espalmou para fora. O Retrô respondeu aos nove minutos. Iba Ly lançou Fialho pela esquerda que cruzou rasteiro para a entrada da área e Mike bateu de primeira para a boa defesa de Ronaldo.

Willian José amplia para o Tricolor
O Bahia chegou ao terceiro gol com Willian José aos 33 minutos. Everton Ribeiro acionou Ademir pela direita que cruzou na medida para o centroavante bater de primeira e estufar as redes. Bahia 3×1 Retrô

O Retrô respondeu aos 39 minutos no contra-ataque puxado por Fialho que driblou Gabriel Xavier e chutou para a defesa de Ronaldo. Após o lance, Erick Pulga caiu no gramado e foi retirado de campo pelo carrinho-maca deixando o Bahia com um jogador a menos.

Mascote diminui para o Retrô
O Retrô diminuiu novamente com Mascote aos 41 minutos. Após escanteio curto da direita e cruzamento para a área, Gilberto não corta e a bola sobra para o camisa 9 que empurrou para o fundo do gol. Bahia 3×2 Retrô

FICHA TÉCNICA
Bahia 3×2 Retrô
Copa do Brasil – Oitavas de final (jogo de ida)

Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 30/07/2025 (quarta-feira)
Horário: 19h30
Árbitro: Flavio Rodrigues de Souza (SP)
Assistentes: Alex Ang Ribeiro (SP) e Leila Naiara Moreira da Cruz (DF)
VAR: Paulo Renato Moreira da Silva Coelho (RJ)
Cartão amarelo: Acevedo (Bahia)

Gols: Lucho Rodríguez, duas vezes, Willian José (Bahia) / Diego Guerra, Mascote (Retrô) 

Bahia: Ronaldo; Gilberto, Gabriel Xavier, Ramos Mingo e Iago Borduchi (Luciano Juba); Acevedo, Rodrigo Nestor (Jean Lucas) e Michel Araújo (Everton Ribeiro); Cauly (Willian José), Kayky (Ademir) e Lucho Rodríguez Erick Pulga. Técnico: Rogério Ceni.

Retrô: Fabian Volpi; Eduardo (Júnior Fialho), Robson, Rayan Ribeiro e Gustavo Salomão (João Lucas); Richard Franco, Iba Ly, Gledson e Diego Guerra (Mike) (Radsley); Tales (Rômulo) e Vagner Love (Mascote). Técnico: Itamar Schülle.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Confira escalações de Ceará x Bahia pelo Brasileirão

Confira escalações de Ceará x Bahia pelo Brasileirão

Bola rola às 18h30, na Arena Castelão, pela 24ª rodada da Série A
Esporte
Confira as escalações do jogo Vitória x Fluminense pelo Brasileirão

Confira as escalações do jogo Vitória x Fluminense pelo Brasileirão

Partida acontece neste sábado (20), às 16h, no Barradão, pela 24ª rodada
Esporte
Banco Central determina penhora do Barradão após inadimplência do Vitória

Banco Central determina penhora do Barradão após inadimplência do Vitória

O Esporte Clube Vitória foi notificado pelo Banco Central sobre a penhora do Estádio...