Brasil

Em inquérito inédito no país, MPF investiga papel do Banco do Brasil na escravidão

Ação foi proposta por um grupo de historiadores e visa iniciar movimento de cobrança por reparação histórica de instituições brasileiras

28/09/2023 12h20
Em inquérito inédito no país, MPF investiga papel do Banco do Brasil na escravidão
Foto: Getty Images

O Ministério Público Federal (MPF) notificou o Banco do Brasil, nesta quarta-feira (27), sobre a abertura de um inquérito civil público que pretende investigar o envolvimento da instituição na escravidão e no tráfico de africanos durante o século 19.

O inquérito é inédito no país e foi divulgado pela BBC News Brasil. A ação foi proposta por um grupo de 14 historiadores de 11 universidades, que pesquisaram e escreveram um texto sobre o que se sabe da relação do Banco do Brasil com a economia escravista e seus negociantes. A investigação visa iniciar um movimento de cobrança por reparação histórica de centenárias instituições brasileiras que, de alguma forma, tenham participado ou fomentado a escravidão no país.

Entre os fatos descobertos pelos historiadores no processo de pesquisa, está a revelação de que entre os fundadores e acionistas do Banco estavam alguns dos mais notórios traficantes de escravizados da época – como José Bernardino de Sá, tido como o maior contrabandista de africanos do período.

O MPF estipulou um prazo de 20 dias para a presidência da instituição responder a uma série de questões e uma reunião com a direção do banco para discutir medidas de reparação histórica no dia 27 de outubro, no Rio de Janeiro. À BBC, o Banco do Brasil informou que o “jurídico da instituição analisará o teor do documento e prestará as informações necessárias dentro do prazo previsto”.

*Metro 1

Comentários

Leia também

Brasil
CNU: Governo divulga lista de aprovados

CNU: Governo divulga lista de aprovados

Resultado final estava previsto para 11 de fevereiro, mas foi antecipado após decisão...
Brasil
Segunda Turma do STF decide por condenação de réus da Boate Kiss
Brasil
Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Barroso abre os trabalhos no STF e diz que Corte deve decidir questões mais “complexas”

Presidente também citou que o STF foi alvo de ataques democráticos há dois anos