Em Feira, dados apontam aumento da violência no primeiro semestre de 2023
Houve redução nos casos de feminicídio
Os dados do primeiro semestre de 2023 em Feira de Santana, revelam um aumento nos índices de crimes de violência letal intencional (CVLIs) em comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram registrados 177 homicídios, 2 casos de lesão corporal seguida de morte e 4 latrocínios, totalizando 183 CVLIs.
Já no ano de 2022, o primeiro semestre encerrou com 145 CVLIs, indicando um aumento de 26% nos índices de crimes violentos em 2023.
O delegado Roberto Leal, coordenador regional de Polícia Civil, informou o trabalho da instituição no combate crime organizado.
A estatística mostra ainda uma redução nos casos de mortes de mulheres por CVLIs. No primeiro semestre de 2022, foram registrados 17 casos de mulheres vítimas de crimes violentos, enquanto no mesmo período de 2023, houve uma redução para 15 casos, representando uma queda de 17%. Vale ressaltar que, em 2023, não foram registrados casos de feminicídio.
A maioria dos crimes foram cometidos por arma de fogo, totalizando 166 casos. Outros meios utilizados incluem arma branca (9 casos), espancamento (3 ), objeto contundente (2 ), carbonização (1) e 2 casos indeterminados.
Os bairros com os maiores índices de CVLIs, destacam-se a Conceição, com 22 casos, Mangabeira, com 14 casos, e Campo Limpo, Centro, Papagaio e Queimadinha, todos com 8 casos registrados.
*Com informações do repórter Sotero Filho/ Central de Polícia