Educação

Em fase final de obras, novo Teatro da UEFS passa por testes de som e iluminação

O espaço, que durante anos acolheu formaturas, palestras e eventos acadêmicos, integrará o circuito cultural da Bahia como o maior teatro do interior baiano

24/10/2025 06h28
Em fase final de obras, novo Teatro da UEFS passa por testes de som e iluminação
Foto: Gilberto Júnior / Ascom Conder

Entre o som afinado da nova acústica e as luzes que agora realçam cada detalhe do palco, o antigo Auditório Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) está renascendo em grande estilo como um moderno teatro. O espaço, que durante anos acolheu formaturas, palestras e eventos acadêmicos, integrará o circuito cultural da Bahia como o maior teatro do interior baiano, com capacidade para 800 pessoas. “Formei aqui em 2019, com cadeiras de plástico e malhas que escondiam as marcas do tempo. Hoje, ver esse lugar assim, lindo, moderno, dá uma sensação de que os sonhos se renovam”, conta emocionada a engenheira agrônoma Laura Carolina Rodrigues, ex-aluna e agora servidora do setor de áreas verdes da universidade.

A requalificação, realizada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), transformou o ambiente em um equipamento acessível e confortável. O novo teatro conta com foyer climatizado e envidraçado, poltronas especiais, plataformas elevatórias, piso tátil e tratamento acústico de alto padrão. Mais do que uma obra física, o novo teatro representa um marco afetivo para comunidade acadêmica e para toda Feira de Santana e região.

Para Laura, este é um momento de reencontro com sua história. “Eu recebi minha família aqui na entrega de diploma e agora posso contribuir com o cuidado desse lugar que me formou, a partir do meu trabalho na universidade. É o fim de uma obra, mas o início de muitos sonhos de quem vai passar por aqui”, afirma.

Os últimos ajustes estão sendo realizados, como testes de som e iluminação. O arquiteto Nilo Teixeira, professor da UEFS e integrante da equipe técnica que acompanhou a obra, lembra os 26 anos desde o início do prédio. “Esse projeto começou em 1999, quando ainda era um auditório. É uma satisfação enorme ver o resultado. O som está perfeito, a acústica impecável, do palco dá para ouvir até o último assento, sem microfone. A Princesa do Sertão merece um teatro como esse”, afirmou Nilo, que também foi responsável pala arte do painel na entrada do auditório.

Projeto Terra – O artista visual, arquiteto e poeta feirense Juraci Dórea, nome consagrado da arte contemporânea baiana, também marca presença nesse novo capítulo. Autor da instalação em couro e madeira que integra o paisagismo do teatro, ele refaz agora sua obra dentro do mesmo conceito do Projeto Terra, iniciado nos anos 2000. “O couro e a madeira são materiais vivos. Eles respiram, mudam com o tempo e com a natureza. Essa interferência faz parte do sentido da obra. Cada nova montagem tem um outro visual, uma nova leitura”, explica Dórea, que refaz agora a instalação para o novo paisagismo do teatro.

Com a requalificação, a UEFS passa a contar com um teatro de grande porte, que supera inclusive o do Novo Centro de Convenções. A previsão é que o governador Jerônimo Rodrigues entregue o espaço à comunidade nas próximas semanas. “Esse teatro vai marcar a vida de muitas pessoas, assim como marcou a minha”, resume Laura.

Comentários

Leia também

Educação
SEC divulga lista de escolas estaduais habilitadas ao Prêmio Gestão Aprendizagem

SEC divulga lista de escolas estaduais habilitadas ao Prêmio Gestão Aprendizagem

Além do reconhecimento, o prêmio incentiva o intercâmbio de práticas inovadoras entre...
Educação
Prefeitura de Feira convoca mais três candidatos aprovados em concurso para professor

Prefeitura de Feira convoca mais três candidatos aprovados em concurso para professor

A convocação está publicada no Diário Oficial do Município (www.feiradesantana.ba.gov.br),...
Educação
Inep libera consulta de locais de prova do Enem 2025

Inep libera consulta de locais de prova do Enem 2025

Nesta edição, o Enem registrou mais de 4,8 milhões de inscritos.