Política

Em encontro com primeiro-ministro chinês, Lula destaca bom momento na relação bilateral

O representante chinês, por sua vez, afirmou que o país vai intensificar os trâmites para reconhecer o Brasil como livre da gripe aviária

06/07/2025 12h22
Em encontro com primeiro-ministro chinês, Lula destaca bom momento na relação bilateral
Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) realizou uma reunião de trabalho com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, no sábado (5), nos antecedentes para a 17ª Cúpula do BRICS, que começa neste domingo (6), no Rio de Janeiro.

O encontro ocorreu dois meses após a visita de Estado do presidente Lula a Pequim, onde foram assinados mais de 30 acordos. Os dois líderes destacaram o excelente momento das relações bilaterais e passaram em revista a implementação das sinergias entre os projetos nacionais de desenvolvimento.

Destacaram a intensificação de projetos bilaterais na área de ciência e tecnologia, inteligência artificial, semicondutores e energias renováveis. Reconheceram, ainda, o estreitamento da cooperação entre estaleiros chineses e brasileiros.

Agro

Na pauta de comércio agrícola, a parte chinesa se comprometeu a intensificar os trâmites para reconhecimento do Brasil como livre da gripe aviária e livre de febre aftosa sem vacinação. Também deverá analisar proposta brasileira de regionalização dos certificados de origem animal brasileiros. O Brasil enfatizou interesse em ampliar a cooperação técnica em agricultura e pecuária e telecomunicações.

Multilateralismo

O presidente Lula e o primeiro-ministro Li Qiang reafirmaram o compromisso com o multilateralismo e com a paz. Concordaram a respeito do papel do BRICS na defesa dos regimes multilaterais de comércio e de clima.

COP 30

Ao reafirmar o princípio das responsabilidades comuns, porém diferenciadas, Brasil e China reiteraram a necessidade de aumentar a ambição climática em preparação para a COP-30 em Belém. Nesse contexto, o Brasil solicitou apoio da China para o lançamento do Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, na sigla em inglês) na COP 30, com a finalidade de remunerar os serviços ecossistêmicos prestados por esse bioma.

Memorandos

Durante a reunião foram assinados o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Estratégica Financeira e o Memorando de Entendimento sobre o Estabelecimento do Centro China-Brasil em Aplicação em Inteligência Artificial. Também foram anunciadas a conclusão das negociações do Protocolo Adicional para desenvolvimento Conjunto do Satélite Geoestacionário Metereológico CBERS-5 e do Memorando de Entendimento sobre a Segunda Fase da Sinergia entre os Programas Nacionais de Desenvolvimento.

*Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Lula diz que assessor de Trump só entrará no país se Padilha entrar nos EUA

Lula diz que assessor de Trump só entrará no país se Padilha entrar nos EUA

Na declaração, presidente lembrou que os Estados Unidos cancelaram o visto da esposa...
Política
Hospital divulga boletim e confirma broncopneumonia em Bolsonaro

Hospital divulga boletim e confirma broncopneumonia em Bolsonaro

Ex-presidente recebe tratamento com antibióticos após passar mal na prisão.
Política
Caso Master: STF forma maioria para manter Vorcaro preso

Caso Master: STF forma maioria para manter Vorcaro preso

Prisões seguem investigações da PF sobre tentativas de obstrução