Em eleição crucial para Biden, americanos votam para renovar Câmara e parte do Senado
Na próxima terça-feira (8), haverá a renovação de todos os 435 deputados da Câmara e de 35 dos 100 senadores americanos
O presidente dos Estados Unidos, o democrata Joe Biden, está prestes a enfrentar seu maior desafio nos quase dois anos de mandato. Na próxima terça-feira (8), os americanos vão depositar seus votos na eleição de meio de mandato no país, as chamadas “midterms”. Haverá a renovação de todos os 435 deputados da Câmara e de 35 dos 100 senadores.
O que está em jogo é o comando do Congresso e a pauta dos últimos dois anos do governo de Joe Biden. De acordo com as pesquisas, a oposição republicana, comandada por Donald Trump, tem grandes chances de retomar ao menos o controle da Câmara, depois de quatro anos na minoria.
Já no Senado, a disputa é um pouco mais acirrada. O site de análises FiveThirtyEight aponta que há uma chance de 55% para os republicanos reconquistarem a maioria. A média de pesquisas do site Real Clear Politics indica um avanço de quatro cadeiras da oposição a Biden. Hoje, a Casa está dividida ao meio, 50 a 50, com a vice-presidente Kamala Harris dando o voto de Minerva em caso de empate.
Serão definidos também governadores em 36 estados e três territórios, e ainda cargos estaduais de primeiro escalão, como secretários de Estado, do Tesouro e procuradores-gerais.
*Metro 1