Bahia

Em apoio à Defesa Civil, SSP ativa o Centro Integrado de Comando e Controle para monitorar chuvas

Unidade ficará ativada por tempo indeterminado, a partir das demandas que surgirem

05/12/2022 12h10
Em apoio à Defesa Civil, SSP ativa o Centro Integrado de Comando e Controle para monitorar chuvas
Foto: Rafael Rodrigues

O monitoramento das chuvas que afetam o Sul e Sudoeste do estado ganhou o reforço da Secretaria da Segurança Pública (SSP), na manhã desta segunda-feira (5), com a ativação do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). Ação conjunta acontece após solicitação da Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec).

O espaço promoverá o monitoramento 24 horas das regiões afetadas pelas cheias, permitindo o acionamento rápido tanto das equipes da Sudec, quanto do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBM) – responsável pelas buscas, resgates e salvamentos – e de integrantes da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Conforme o major Paccioly Paschoal, gerente de planejamento e operações do CICC, o apoio foi rapidamente atendido para que vidas sejam preservadas e que os baianos não sofram mais com as cheias, como no ano passado.

“Estamos dando total apoio e integrando todos os servidores da Defesa Civil que utilizarão os equipamentos e tecnologia do CICC. Além disso, estamos em contato com os 23 Centros Integrados de Comunicações (Cicoms) de todo o estado para dar agilidade no processo”, disse.

As câmeras inteligentes do Projeto Vídeo-Polícia também irão ajudar as equipes durante o monitoramento nas cidades afetadas pelas chuvas.

“À medida que forem tomados os conhecimentos da situação e a necessidade do uso de outros recursos, teremos representantes das Polícias Militar, Civil, Técnica e Rodoviária Federal”, concluiu o oficial.

Comentários

Leia também

Bahia
INSS realiza mutirão com mais de 1,7 mil perícias médicas em cidades da Bahia

INSS realiza mutirão com mais de 1,7 mil perícias médicas em cidades da Bahia

Mutirões serão realizados no sábado (6) e domingo (7) nas cidades de Barreiras, Castro...
Bahia
Operação Combustível Legal flagra irregularidades em postos no sul da Bahia

Operação Combustível Legal flagra irregularidades em postos no sul da Bahia

Força-tarefa notificou e autuou estabelecimentos por problemas na medição, documentação...
Bahia
Mais uma! Repórter da Rede Bahia é demitida após mais de 10 anos na emissora

Mais uma! Repórter da Rede Bahia é demitida após mais de 10 anos na emissora

Saída da jornalista ocorre em meio a nova onda de desligamentos