Em 2024, desocupação foi a menor da história em 14 estados; Bahia e Pernambuco tiveram maior taxa de desemprego
Em 2024, as maiores taxas de desemprego do Brasil foram registradas na Bahia (10,8%), Pernambuco (10,8%) e Distrito Federal (9,6%).
Em 2024, a taxa anual de desocupação em todo o Brasil foi de 6,6%, a menor desde a série histórica de pesquisas iniciadas em 2021, representou um recuo de 1,2 ponto percentual em relação ao resultado de 2023 (7,8%). A Bahia, entretanto, registrou, junto com o estado de Pernambuco, o maior percentual de desemprego no ano passado em relação a todas as outras unidades federativas: 10,8%.
Esses são alguns dos resultados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua), divulgada na última sexta-feira (14) pelo IBGE. A pesquisa revelou os dados do último trimestre de 2024, e a consolidação dos números para o ano.
De acordo com o IBGE, houve estabilidade na taxa de desocupação brasileira, que variou de 6,4% no terceiro trimestre de 2024 para 6,2% no quarto. Quatro das cinco regiões do país tiveram pequena ou nenhuma redução de um trimestre para outro. O Nordeste permaneceu registrando a maior taxa de desocupação entre todas as regiões (8,6%).
Em 2024, as maiores taxas de desemprego do Brasil foram registradas na Bahia (10,8%), Pernambuco (10,8%) e Distrito Federal (9,6%). Já as menores ficaram com Mato Grosso (2,6%), Santa Catarina (2,9%) e Rondônia (3,3%).
Um total de 14 unidades da federação atingiram a menor taxa anual de desocupação de sua série histórica na pesquisa. Foram elas: Rio Grande do Norte (8,5%), Amazonas (8,4%), Amapá (8,3%), Alagoas (7,6%), Maranhão (7,1%), Ceará (7,0%), Acre (6,4%), São Paulo (6,2%), Tocantins (5,5%), Minas Gerais (5,0%), Espírito Santo (3,9%), Mato Grosso do Sul (3,9%), Santa Catarina (2,9%) e Mato Grosso (2,6%).
*Bahia Notícias