Eleitores são orientados sobre o uso do aplicativo e-título para facilitar votação
Prazo para baixar e-Título segue até o dia 5 de outubro. Após essa data, a emissão do e-Título será suspensa
No contexto das eleições municipais, Danilo Pereira, chefe da zona eleitoral 156, destacou a importância do aplicativo e-título como uma ferramenta essencial para os eleitores. Ao De Olho na Cidade, ele enfatizou que o e-título é “um dos melhores aplicativos que a Justiça Eleitoral tem” e o considerou “o aplicativo ideal para o eleitor”.
O chefe da zona eleitoral explicou que, para aqueles que possuem biometria, o e-título pode servir como um documento de identidade, eliminando a necessidade de apresentar outro documento no dia da votação.
“Ele não precisa nem levar um documento para o dia da eleição, ele leva o e-título, que contém o número da sessão dele, e consegue voltar tranquilamente”, afirmou.
Para eleitores que ainda não têm biometria, Danilo ressaltou que é obrigatório levar um documento de identificação. Ele também mencionou outras funcionalidades do aplicativo.
“Pelo e-título, é possível consultar se há alguma multa para pagar, imprimir certidões de quitação e a segunda via do título de eleitor”.
Uma das características mais úteis, segundo Danilo, é a possibilidade de localizar o local de votação.
“Pelo e-título, é possível consultar o local onde ele vota e, a partir do próprio aplicativo, já pedir um Uber ou abrir o Maps para se guiar”, destacou. Ele incentivou todos os eleitores a baixarem o aplicativo e consultarem seus locais de votação antes do dia da eleição.
Ademais, Danilo esclareceu que os eleitores que estiverem fora de Feira de Santana também têm a opção de justificar o voto através do e-título, sem necessidade de ir até uma urna eletrônica.
“Ele pode fazer a justificativa diretamente pelo e-título”, afirmou, mencionando a facilidade para aqueles que, por exemplo, estiverem na praia ou em outro local e não puderem comparecer.
Porém, o chefe da zona eleitoral fez um alerta importante: “O eleitor precisa se antecipar e baixar o e-título antes do dia da eleição, pois o TSE retira o aplicativo das lojas no dia da votação, não permitindo downloads”. Ele reforçou a urgência para que os eleitores façam o download e o cadastro o quanto antes, garantindo assim a utilização plena do aplicativo e o cumprimento de suas obrigações eleitorais.
“Então os eleitores devem baixar o aplicativo e, assim, estarão aptos a utilizá-lo e resolver qualquer pendência com a Justiça Eleitoral”, concluiu.
*Com informações do repórter Danillo Freitas