Educação

Eleita reitora e vice-reitora da Uefs; saiba quem são

Pela primeira vez na história da instituição, em seus mais altos cargos, mulheres como gestoras. 

06/04/2023 12h56
Eleita reitora e vice-reitora da Uefs; saiba quem são
Foto: Divulgação

Foi confirmado na madrugada desta quinta-feira (6) o resultado das eleições para o cargo de reitor (a) e vice-reitor (a) da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs): a Chapa 1 que tinham como candidatas as professoras Amali Mussi e Evanilda Carvalho sagrou-se vencedora do pleito e traz, pela primeira vez na história da instituição, em seus mais altos cargos, mulheres como gestoras. 

Ainda na noite de ontem, a professora Amali Mussi declarou que ”o resultado das eleições demonstra que o nosso projeto é muito bom, mas ele não se faz sozinho, ele se faz no coletivo que também demonstra que quer continuar construindo esta universidade”. A candidata eleita ainda agradeceu a confiança depositada na Chapa 1 e reafirmou que trabalhará pelo compromissos feito durante a campanha. 

Em entrevista, a candidata eleita para o cargo de vice-reitora, professora Evanilda Carvalho afirma que ”é uma responsabilidade muito grande representar todas as mulheres negras que me antecederam e que lutaram para que o ensino superior chegasse a outras iguais a nós. Assumo esta responsabilidade com muita honra, com a confiança de todos e todas vocês, em nome dos nossos ancestrais e descendentes que ainda vão nascer”. 

O professor Dagoberto Feitas, da Chapa 2 declarou que “o resultado das eleições não foi uma surpresa muito grande e que viu-se um embate e uma disputa com uma gestão que já está aí e a gente compreende que uma gestão sempre tem muita força, mas é importante dentro do processo democrático chapas disputando e isso favorece o debate onde a gente discute a universidade. O professor disse ainda que “o mais importante é fortalecer a instituição, da eleição, e aproveitamos para reconhecer o trabalho da Comissão Eleitoral que superou todas as dificuldades e garantiu que tudo corresse bem”. 

Números e próximos passos 

Os números dos votos válidos computados pela Comissão Eleitoral registram que a Chapa 1 recebeu 2.614 votos válidos, alcançando o percentual de 73,70% dos referidos votos, enquanto a Chapa 2, recebeu 883 votos, com o percentual de 22,20% dos votos válidos Os demais números serão publicizados no próximo dia 10 de abril, conforme Regimento Eleitoral.  No dia 20 deste mês, o Conselho Universitário (Consu) estará reunido a fim de homologar e encaminhar os nomes das/dos integrantes da chapa eleita ao governador da Bahia. 

Por: site da uefs

Comentários

Leia também

Educação
Governo do Estado concede avanço na carreira para 770 educadores na Bahia

Governo do Estado concede avanço na carreira para 770 educadores na Bahia

Os requerimentos de progressão funcional por avanço vertical são apresentados ao longo...
Educação
Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

Estudantes baianos estão na fase final da Olimpíada de Matemática da Unicamp

O resultado e a convocação dos estudantes foram realizados na segunda-feira (8).
Educação
Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio

Câmara aprova mudanças na reforma do ensino médio

Relator foi contra a inclusão do espanhol como idioma obrigatório