Eleições 2024: Zé Neto aponta deficiências na saúde de Feira e propõe transformação profunda
Entrevista faz parte de uma série de sabatinas com os candidatos à prefeitura de Feira de Santana
A abertura da cobertura das eleições municipais de 2024 no programa Jornal do Meio Dia, da rádio Princesa FM, iniciou com uma série de entrevistas com os candidatos a prefeito de Feira de Santana e o primeiros deles foi Zé Neto (PT). Durante a conversa, o candidato abordou diversas temáticas, com destaque para a saúde.
Zé Neto destacou que a saúde sempre foi uma prioridade em seus mandatos anteriores e enfatizou as conquistas já realizadas, como a expansão do Hospital Clériston Andrade, que passou de 90 para 425 leitos, com a previsão de atingir 500 até o final do ano.
“Nós já temos uma ação muito forte na saúde, já temos trabalhado muito na saúde. Uma parte muito representativa do meu mandato está na saúde, e lhe digo com tranquilidade que eu sei o que eu estou fazendo. Se você lembrar o que era o Clériston Andrade e o que ele é hoje, ele sai de noventa leitos pra quatrocentos e vinte e cinco. Vai chegar agora ao fim do ano a quase quinhentos. Sai de nove leitos de UTI pra sessenta e oito, vai chegar a oitenta agora”, afirmou.
Ele também mencionou o seu papel na criação do Hospital da Criança, uma iniciativa que partiu de uma sugestão sua ao então governador Jaques Wagner.
“Lembrar que não tínhamos Hospital da Criança, foi uma ideia minha. Fazer aquele hospital. Dei essa ideia ao governador Wagner”, afirmou.
No entanto, Zé Neto criticou a atual gestão pela falta de atenção básica, destacando a necessidade de melhorar o atendimento nos distritos e periferias de Feira de Santana. Ele afirmou que pretende implantar 40 novas equipes de Saúde da Família e construir pelo menos 12 novas unidades básicas de saúde.
“Não adianta fazer saúde de alta qualidade e chegar em Feira e não ter atenção básica. Queremos sim todos os distritos da zona rural com estrutura adequada. Cada distrito terá uma UPA e um ambulatório vinculado ao seu território”, pontuou.
O candidato ainda apontou problemas na gestão dos recursos destinados à saúde, ele defendeu a realização de concursos públicos para aumentar o número de funcionários concursados, principalmente na saúde, e garantir uma maior eficiência nos serviços prestados.
“De seiscentos milhões que vai pra saúde de Feira, estão consumindo quatrocentos milhões em terceirizados, e falta na ponta funcionários. Tem alguma coisa que não está fechando essa equação”, declarou.
Entre suas propostas, Zé Neto mencionou a criação de um hospital de grande porte para atender a demanda da cidade, que, segundo ele, é o único município com mais de 500 mil habitantes que não possui um Hospital Geral Municipal qualificado.
“Eu acredito que Feira de Santana é o único município acima de quinhentos mil habitantes que não tem um Hospital Geral Municipal qualificado”, observou.
Além disso, destacou a importância de um programa integrado de cuidado com a mulher, incluindo um centro de atenção especializado na saúde feminina, visando melhorar o atendimento preventivo e de diagnóstico.
“Nós vamos criar um centro de atenção à saúde da mulher. Essa é uma ideia que está na nossa cabeça. É um sonho, e eu espero que a gente possa concretizar esse sonho”, disse.
Finalizando, Zé Neto reafirmou seu compromisso com a saúde pública em Feira de Santana, prometendo trabalhar em conjunto com os governos estadual e federal para garantir mais médicos, medicamentos e postos de saúde, especialmente nas áreas mais carentes da cidade.
“Saúde nós sabemos o que é, e sabemos muito bem o que a gente precisa fazer no que diz respeito à saúde como um todo”, concluiu.
Leia também: