Esporte

Eleição presidencial na CBF é marcada para o dia 25 de maio

A eleição será um dia antes da apresentação e da primeira convocação de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira masculina

16/05/2025 17h00
Eleição presidencial na CBF é marcada para o dia 25 de maio
Foto: Lucas Magalhães/CBF

O interventor Fernando Sarney, nomeado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, para assumir a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), convocou para dia 25 de maio, um domingo, a próxima eleição na entidade máxima do futebol brasileiro.

A decisão ocorre após a destituição do cargo do então presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, em determinação jurídica assinada pelo Gabriel de Oliveira Zéfiro. O pedido aconteceu nesta quinta (15).

A eleição será um dia antes da apresentação e da primeira convocação de Carlo Ancelotti como novo técnico da seleção brasileira masculina.

O edital de convocação será publicado neste sábado, dia 17. Entre 18 e 20 de maio, os interessados poderão registrar as chapas. O período de mandato do quadriênio é de 2025 a 2029. A Assembleia Geral é para a eleição dos seguintes cargos:

De acordo com o ge.globo, participam da Assembleia Geral da CBF os presidentes das 27 federações (com peso 3 no voto), dos 20 clubes da Série A (peso 2) e dos 20 clubes da Série B (peso 1).

E os nomes?

Ednaldo Rodrigues tenta anular a decisão do TJ com recurso em Brasília, no Supremo Tribunal Federal (STF). Nos bastidores, alguns nomes para candidaturas começaram a circular.

Ainda ontem, um grupo de 19 federações divulgou manifesto pela renovação e descentralização do futebol brasileiro, ignorando o presidente afastado e prometendo definir candidato “dentro do grupo”.

O advogado e ex-presidente do STJD, Flávio Zveiter, e o presidente da Federação Paulista de Futebol, Reinaldo Carneiro Bastos, se colocaram como pré-candidatos em 2023. Na ocasião, Ednaldo Rodrigues ficou afastado do cargo por um mês.

Reinaldo, inclusive, foi um dos oito presidentes de federações que não assinaram o manifesto da noite de quinta. Além dele, ficaram fora do manifesto as seguintes federações: Bahia, Pernambuco, Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Amapá e Mato Grosso. A expectativa é que esses dois blocos se enfrentem na eleição do dia 25.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Esporte
Bahia provoca o Vitória antes do clássico ao anunciar parcial de ingressos; confira

Bahia provoca o Vitória antes do clássico ao anunciar parcial de ingressos; confira

O Ba-Vi será no próximo domingo (18), na Casa de Apostas Arena Fonte Nova, às 16h
Esporte
CBF aciona STF para reverter afastamento de Ednaldo Rodrigues

CBF aciona STF para reverter afastamento de Ednaldo Rodrigues

Pedido foi direcionado ao ministro Gilmar Mendes, responsável por decisões anteriores...
Esporte
Ednaldo Rodrigues é afastado do cargo de presidente da CBF

Ednaldo Rodrigues é afastado do cargo de presidente da CBF

A decisão foi proferida hoje pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro nesta quinta-feira...