Eleição presidencial na Argentina acontece neste domingo; veja detalhes
Nas primárias, em agosto, Milei derrotou os partidos mais tradicionais do país. No cenário atual, os principais nomes formam uma espécie de “empate triplo”
O primeiro turno das eleições da Argentina acontecerá neste domingo (22). As primárias, obrigatórias para todas as coligações, ocorreu em agosto deste ano, quando o candidato do Libertad Avanza, Javier Milei, derrotou de forma contundente os partidos mais tradicionais do país. No cenário atual, formando quase um “empate triplo”, os principais candidatos aparecem com pequena diferença de porcentagem nas pesquisas de intenção de voto.
Em primeiro lugar aparece Javier Milei, um controverso e radical candidato de extrema direita, deputado federal populista que se define como libertário. Milei possui 29,86% de resposta positiva nas pesquisas eleitorais. A coligação de Patricia Bullrich, ex-ministra de Segurança de Macri, está em segundo lugar no páreo com 28%. A frente política de Sergio Massa, o atual ministro da Economia da Argentina, vem em terceiro, com 27,27%.
Um dos objetivos da votação primária é manter só os candidatos que têm chance no pleito. Na etapa, outros dois candidatos se qualificaram para concorrer no primeiro turno, mas ficaram muito atrás dos três primeiros: Juan Schiaretti e Myriam Bregman.
Além da corrida presidencial, os eleitores argentinos também irão eleger 130 deputados e 24 senadores, além dos governadores de Buenos Aires e Entre Rios, e o prefeito da cidade de Buenos Aires, que é uma cidade autônoma.
*Metro 1