Eleição em Feira de Santana terá quase 5 mil mesários
Cada sala de votação terá quatro mesários
A Justiça Eleitoral convocou 4.772 pessoas para trabalhar nas seções eleitorais em Feira de Santana no próximo domingo (2). Cada sala de votação terá quatro mesários – dois receberão os eleitores, outro vai conferir documentos e um será o presidente da seção.
“Grande parte é de voluntários. Isso mostra que as pessoas estão tendo consciência e interesse em participar diretamente das eleições. Em caso de ausência, os coordenadores estão autorizados a convocar outras pessoas nas filas”, explicou o chefe de cartório eleitoral, Danilo Pereira.
A convocação da Justiça é obrigatória. Caso haja recusa por parte do convocado, ele poderá sofrer um processo judicial e pagar multa.
Para os profissionais e servidores públicos que atuarem nas eleições, cada dia trabalhado ou de treinamento representa dois dias de folga.
“Se houver segundo turno, totaliza seis dias de folga. É uma grande vantagem porque o mesário pode negociar com seu chefe e usar as folgas ao longo do ano”, disse Danilo Pereira.
Já para os estudantes que forem mesários, será fornecido um atestado que representa carga horária extracurricular exigida por instituições de ensino superior.
Kleiton Costa, com informações do repórter Danilo Freitas.