Educação

Educador revela expectativas para o novo ministro da educação

Para o educador, a expectativa é esperançosa

08/01/2023 07h11
Educador revela expectativas para o novo ministro da educação
Foto: Pixabay/Pexels

O presidente Lula anunciou o cearense Camilo Santana como novo ministro da educação, o que criou novas expectativas sobre os cenários que surgirão no ambiente educacional. Segundo o diretor da Escola Estadual Maria Rezende de Minas Gerais, Vagner Diógenes de Souza, a expectativa é esperançosa.

“Dado o tamanho da expertise que eles têm em educação, na área tecnológica, e em questões pedagógicas, é esperançoso. Essa vertente do Camilo, o que mais me chamou atenção foi a educação integral, que vem de encontro muito ao que a população anseia. Agora, precisa-se ter a intencionalidade da comunidade estar junto em busca dessa educação”, disse o educador ao De Olho na Cidade.

Segundo o diretor, a educação precisa ser integral, colocando a comunidade escolar e os alunos para escolherem terem um projeto de vida, com clareza sobre seus projetos futuros.

“Temos consciência de que somos os responsáveis por tudo. Não é só o governo, não é só a comunidade ou a escola, temos que estar envolvidos em comunhão. Então, a educação quando é de uma gestão democrática precisa ser feita em conjunto. Eu já trabalhei com educação integral, e a comunidade abraçava muito, porque enquanto um responsável estava indo para o trabalho, ele tinha certeza que seu filho estava garantindo sua educação para o futuro”, pontuou.

De acordo com Diógenes, os alunos que passam pela educação integral chegavam ao ensino médio com melhor desenvolvimento de raciocínio e expertise, pois exploravam questões que a educação convencional não abre espaço.

Esse tipo de educação se preocupa com a intencionalidade, contextualizando o aluno do conteúdo passado e de como aplicá-lo de forma prática, assim como, incentivando a criatividade e a vontade de explorar esse conhecimento de formas diferentes.

“Para isso eu preciso de uma educação integral, olhando para o ser humano nos seus diversos aspectos, situações, e não mais uma ‘receita de bolo’ fechada, feita apenas de uma maneira. Eu preciso olhar para o outro e entender quem ele é, para onde quer ir e o que ele quer se tornar. E quando a gente se ‘fecha’ muito estamos fadados ao erro”.

Comentários

Leia também

Educação
Uefs publica edital para doutorado em História

Uefs publica edital para doutorado em História

As inscrições podem ser feitas entre os dias 01 e 17 de março
Educação
164 escolas municipais começaram a receber laboratórios de Ciências e Matemática

164 escolas municipais começaram a receber laboratórios de Ciências e Matemática

Recursos para estudantes matriculados em escolas do Município
Educação
Rede estadual inicia ano letivo com mais de 660 mil estudantes

Rede estadual inicia ano letivo com mais de 660 mil estudantes

governador Jerônimo Rodrigues e a secretária da Educação do Estado, Adélia Pinheiro,...