Educação Municipal lança projeto Futebol de Rua na Escola Ildes Ferreira
As aulas acontecerão dois dias por semana e vão abranger crianças do 3º ao 5º ano
Nesta quinta-feira (22), foi lançado o projeto “Futebol de Rua pela Educação” na Escola Municipal Professor Ildes Ferreira de Oliveira, no bairro Asa Branca. A iniciativa beneficiará semanalmente 100 crianças e adolescentes, de 7 a 13 anos, sempre no contraturno escolar.
O projeto une a prática do futebol de rua a atividades voltadas para a formação humana, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes. A metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua integra práticas esportivas, ações pedagógicas, lúdicas e culturais, com o objetivo de fortalecer a formação cidadã e promover valores essenciais para a convivência comunitária.
A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Futebol de Rua, a empresa Belgo Arames/Fundação ArcelorMittal e o Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), além da Superintendência de Esportes.
O secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, celebrou a inauguração e destacou os impactos positivos. O ato realizado na unidade escolar, contou com a presença do secretário de Cultura, Cristiano Lobo, e do superintendente de Esportes, Emerson Brito.
“Nosso objetivo é mudar a realidade dessas crianças e adolescentes. O foco principal é incentivar a permanência na sala de aula. Para participar, é preciso apresentar bons resultados e comportamento. A escola é de vocês, cuidem dela. Estamos lançando não apenas um projeto, mas um compromisso com a melhoria do rendimento escolar. No final do ano, voltaremos para avaliar os resultados e celebrar com vocês”, disse encorajando os alunos.
A diretora da escola, Edilene Albano, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. A unidade possui 280 alunos matriculados do 1º ao 5º ano, sendo o turno integral para o 4º e 5º anos. “Estamos felizes por sermos pioneiros nesse projeto, que traz uma metodologia social e educativa, contribuindo para o desenvolvimento social, técnico e para a permanência das crianças na escola, reduzindo a evasão escolar. As aulas acontecerão dois dias por semana e vão abranger crianças do 3º ao 5º ano”, afirmou.
Lis Sindeaux, do suporte pedagógico do Instituto, explicou que as aulas terão três momentos: introdução da atividade, prática esportiva e laboratório de dribles, com participação igualitária de meninos e meninas. “Nosso projeto atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Contratamos professores pedagógicos e esportivos para atuar com elas, trabalhando valores humanos, ética e técnica. A diretora já montou uma lista de espera para as crianças que não forem contempladas inicialmente. As atividades ocorrem no turno oposto ao das aulas: uma hora e meia de oficina humana e duas horas com o professor esportivo”, detalhou.
A Belgo Arames/Fundação ArcelorMittal é fundamental para a expansão da metodologia em diversos estados brasileiros, com foco na inclusão social e no desenvolvimento humano. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, direciona recursos a territórios que mais necessitam.
Jilmara Lopes, coordenadora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, ressaltou a importância da parceria. “Nosso objetivo é formar 100 jovens na categoria de futebol de rua e transformar suas vidas. Acreditamos que investir na educação é investir em futuros adultos e profissionais melhores. Temos projetos semelhantes em São Paulo e Minas Gerais, mas na Bahia este é o único, em Feira de Santana. No próximo ano, vamos avaliar a possibilidade de expansão”, explicou.
O projeto também busca reduzir a evasão escolar, fortalecer os vínculos comunitários e estimular a reflexão sobre temas sociais e culturais relevantes, como o enfrentamento ao racismo, questões ambientais, comunicação não violenta e educação socioemocional.