Educação investe R$ 45 milhões em 2025 e anuncia ampliação da rede escolar
Atualmente, a rede municipal conta com 208 escolas, número que deve aumentar em 2026.

O secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, avaliou como produtivo o balanço das ações do Governo Municipal em 2025, destacando investimentos na rede de ensino, ampliação do número de escolas e novidades para o próximo ano letivo. A declaração foi feita após a apresentação oficial do balanço ao lado do prefeito José Ronaldo, durante coletiva com a imprensa.
Segundo Pablo Roberto, 2025 foi marcado por muito trabalho e superação de desafios na área educacional.
O secretário destacou os investimentos realizados ao longo do ano, especialmente na infraestrutura das unidades escolares.
“Foi um ano de muito trabalho, de muitos desafios, com investimentos importantes. Foram quase R$ 45 milhões investidos em construções, reformas e ampliações das nossas unidades escolares”, ressaltou.
Atualmente, a rede municipal conta com 208 escolas, número que deve aumentar em 2026.
“Hoje nós temos 208 escolas e passaremos a ter 215. São sete escolas que estão sendo construídas, entre escolas e creches, para o ano que vem”, informou. De acordo com ele, a ampliação da rede atende a uma demanda crescente da população. “Nosso objetivo é muito claro: fazer com que essa ampliação da rede atenda a uma necessidade da população de Feira de Santana”, completou.
Entre as novidades anunciadas, Pablo Roberto destacou uma medida inédita na história da educação municipal.
“Pela primeira vez, os alunos vão iniciar o ano letivo de 2026, no dia 2 de fevereiro, já com farda, mochila, tênis e material didático”, anunciou. Segundo o secretário, a iniciativa busca garantir mais tranquilidade às famílias e melhores condições de aprendizagem. “É para assegurar que o ano letivo ocorra de forma tranquila e como a educação deve acontecer”, explicou.
Precatórios da Educação
O secretário também comentou a questão dos precatórios da Educação, tema abordado pelo prefeito durante a apresentação do balanço. Pablo Roberto reforçou que não há recursos disponíveis atualmente no caixa do município para o pagamento.
“O prefeito foi feliz ao apresentar que não existe esse dinheiro aqui na Prefeitura. Existe, sim, uma previsão de que o Governo Federal faça a liberação desse recurso no ano de 2026”, afirmou.
Ele destacou ainda que, assim que o recurso for liberado, a gestão municipal tem interesse em realizar o repasse aos beneficiários. “Tão logo o recurso chegue, o nosso interesse é fazer o repasse a todos aqueles que têm direito”, garantiu.
Pablo Roberto lembrou que a Prefeitura tentou antecipar o pagamento por meio da venda do precatório, mas não houve interessados.
“Tentamos este ano, por três vezes, com edital e chamamento para que um banco ou instituição financeira pudesse comprar esse precatório, e em todas as oportunidades o processo não deu certo”, explicou.
Para o secretário, não faltou empenho da gestão municipal. “Não faltou esforço por parte da Secretaria de Educação e por parte do governo em atender essa solicitação e esse reclamo daqueles que têm direito a receber”, concluiu.
*Com informações do repórter Rafael marques






