Esporte

Ednaldo Rodrigues desiste de voltar à presidência da CBF: ‘Boa sorte quem vai assumir’

Dirigente tentava recurso no STF para anular decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

20/05/2025 09h33
Ednaldo Rodrigues desiste de voltar à presidência da CBF: ‘Boa sorte quem vai assumir’
Foto: Staff Images/CBF

Ednaldo Rodrigues desistiu de tentar voltar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Afastado do principal cargo da entidade, o dirigente baiano apresentou petição nesta segunda-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF) de que não continuaria com o recurso que tentava anular a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que o afastou do cargo.

“Este gesto, sereno e consciente, representa o esforço do Peticionário em deixar para trás este último ato do litígio, rejeitar narrativas que ferem sua honra e de sua família, e reafirmar, diante dessa Suprema Corte, como sempre fez, seu compromisso com o respeito à Justiça, à verdade dos fatos e à estabilidade institucional da Confederação Brasileira de Futebol”, afirmou no documento.

Com a desistência, Ednaldo encerra uma guerra judicial iniciada pelos seus opositores. Em dezembro de 2023, o baiano havia sido afastado da presidência da CBF por decisão judicial sob o argumento de irregularidades na eleição vencida por ele em 2022. No entanto, conseguiu voltar ao cargo no mês seguinte através de liminar no STF, proferida pelo ministro Gilmar Mendes, sob a alegação que o Brasil poderia ser punido esportivamente caso a entidade fosse comandada por uma chapa não reconhecida pela Fifa e Conmebol. Além foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Um acordo entre o baiano e seus opositores foi homologado na principal Corte do país em fevereiro deste ano, encerrando qualquer disputa em relação ao pleito de 2022.

O acordo voltou a ser tema deste último embate judicial após denúncia de falsificação de assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da CBF e um dos signatários do acordo, apresentada pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil/RJ) e o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney. A dupla pedia o afastamento de Ednaldo do cargo após a realização de mais uma eleição neste ano, vencida por unanimidade pelo baiano. Num primeiro momento, Gilmar Mendes negou os pedidos. Porém, determinou uma investigação detalhada sobre o caso.

Após a decisão do TJ-RJ, Fernando Sarney foi nomeado interventor da CBF e marcou novas eleições presidenciais da entidade para o próximo domingo (25). O pleito terá apenas um candidato que é Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. O dirigente recebeu o apoio de 25 das 27 federações e 10 dos 40 clubes das Séries A e B. Para concorrer ao cargo, é necessário ao menos oito federações.

“(Ednaldo) Declara que, em relação às novas eleições convocadas pelo interventor, não estar concorrendo a qualquer cargo ou apoiando qualquer candidato, desejando sucesso e boa sorte àqueles que vão assumir a gestão do futebol brasileiro”, finalizou o dirigente baiano.

Comentários

Leia também

Esporte
Conmebol divulga data para sorteio do mata-mata da Libertadores e Sul-Americana

Conmebol divulga data para sorteio do mata-mata da Libertadores e Sul-Americana

A data para a final da Libertadores será dia 29 de novembro
Esporte
STF não acata pedidos de Ednaldo Rodrigues e CBF segue sob intervenção

STF não acata pedidos de Ednaldo Rodrigues e CBF segue sob intervenção

Despacho foi assinado pelo ministro Gilmar Mendes
Esporte
Com um expulso de cada lado, Bahia bate o Vitória na Fonte Nova pelo Brasileirão

Com um expulso de cada lado, Bahia bate o Vitória na Fonte Nova pelo Brasileirão

Tricolor bateu o Leão por 2 a 1; Jean Lucas e Pepê receberam o cartão vermelho