Esporte

Ednaldo Rodrigues desiste de voltar à presidência da CBF: ‘Boa sorte quem vai assumir’

Dirigente tentava recurso no STF para anular decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro

20/05/2025 09h33
Ednaldo Rodrigues desiste de voltar à presidência da CBF: ‘Boa sorte quem vai assumir’
Foto: Staff Images/CBF

Ednaldo Rodrigues desistiu de tentar voltar à presidência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Afastado do principal cargo da entidade, o dirigente baiano apresentou petição nesta segunda-feira (19) no Supremo Tribunal Federal (STF) de que não continuaria com o recurso que tentava anular a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) que o afastou do cargo.

“Este gesto, sereno e consciente, representa o esforço do Peticionário em deixar para trás este último ato do litígio, rejeitar narrativas que ferem sua honra e de sua família, e reafirmar, diante dessa Suprema Corte, como sempre fez, seu compromisso com o respeito à Justiça, à verdade dos fatos e à estabilidade institucional da Confederação Brasileira de Futebol”, afirmou no documento.

Com a desistência, Ednaldo encerra uma guerra judicial iniciada pelos seus opositores. Em dezembro de 2023, o baiano havia sido afastado da presidência da CBF por decisão judicial sob o argumento de irregularidades na eleição vencida por ele em 2022. No entanto, conseguiu voltar ao cargo no mês seguinte através de liminar no STF, proferida pelo ministro Gilmar Mendes, sob a alegação que o Brasil poderia ser punido esportivamente caso a entidade fosse comandada por uma chapa não reconhecida pela Fifa e Conmebol. Além foi firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), celebrado junto ao Ministério Público do Rio de Janeiro. Um acordo entre o baiano e seus opositores foi homologado na principal Corte do país em fevereiro deste ano, encerrando qualquer disputa em relação ao pleito de 2022.

O acordo voltou a ser tema deste último embate judicial após denúncia de falsificação de assinatura do Coronel Nunes, ex-presidente da CBF e um dos signatários do acordo, apresentada pela deputada federal Daniela do Waguinho (União Brasil/RJ) e o vice-presidente da CBF, Fernando Sarney. A dupla pedia o afastamento de Ednaldo do cargo após a realização de mais uma eleição neste ano, vencida por unanimidade pelo baiano. Num primeiro momento, Gilmar Mendes negou os pedidos. Porém, determinou uma investigação detalhada sobre o caso.

Após a decisão do TJ-RJ, Fernando Sarney foi nomeado interventor da CBF e marcou novas eleições presidenciais da entidade para o próximo domingo (25). O pleito terá apenas um candidato que é Samir Xaud, presidente eleito da Federação Roraimense de Futebol. O dirigente recebeu o apoio de 25 das 27 federações e 10 dos 40 clubes das Séries A e B. Para concorrer ao cargo, é necessário ao menos oito federações.

“(Ednaldo) Declara que, em relação às novas eleições convocadas pelo interventor, não estar concorrendo a qualquer cargo ou apoiando qualquer candidato, desejando sucesso e boa sorte àqueles que vão assumir a gestão do futebol brasileiro”, finalizou o dirigente baiano.

Comentários

Leia também

Esporte
Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Mais de 48 mil torcedores confirmados para o duelo entre Bahia e Confiança neste sábado...
Esporte
Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

A partida foi marcada pelo primeiro gol de Estêvão com a amarelinha.
Esporte
Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Após horas de sessão, STJD condenou atacante por "atuar de forma contrária à ética...