Economista Gabriel Galípolo é oficialmente indicado à presidência do Banco Central
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, fez o anúncio nesta quarta-feira (28), no Palácio do Planalto; agora precisará ser sabatinado e receber aval do Senado
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (28), que o governo indicou Gabriel Galípolo como o novo presidente do Banco Central (BC). O economista, atualmente, é o diretor de política monetária da instituição.
Haddad ainda afirmou que os outros três nomes de diretores serão enviados “oportunamente”. “É uma honra, um prazer e uma responsabilidade imensa ser indicado. Sabemos que ainda depende da aprovação do Senado, mas é uma honra”, disse Gabriel Galípolo na ocasião.
A indicação de Galípolo já era aguardada por grande parte do mercado financeiro. Os nomes sugeridos pelo governo federal precisam ser submetidos a uma sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.
“Sabatina é atribuição do Senado, cabe a eles marcar, mas quero crer que Lula está sintonizado com os presidentes sobre a importância dessa indicação. Tentei falar com Pacheco agora a pouco, mas não consegui”, disse Haddad à jornalistas.
*Com informações Bahia.ba