Saúde

Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher

O serviço já está disponível às terças-feiras, das 7h às 13h, como parte da assistência pré-natal prestada pelo SUS

13/08/2025 06h47
Ecocardiograma Fetal passa a ser realizado no Ambulatório de Saúde da Mulher
Foto: Fátima Brandão

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Fundação Hospitalar (FHFS), segue inovando na oferta de consultas especializadas e exames de imagem de alta complexidade para reduzir o tempo de espera na fila de regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Uma das novidades é a realização do ecocardiograma fetal no Ambulatório de Saúde da Mulher, exame fundamental que avalia o coração do bebê ainda no útero e pode identificar alterações estruturais ou funcionais desde o pré-natal.

O serviço já está disponível às terças-feiras, das 7h às 13h, como parte da assistência pré-natal prestada pelo SUS.

De acordo com a médica especialista em medicina fetal, Renata Mendoza, o exame é indicado a partir da 18ª semana de gestação, sendo o período ideal entre 24 e 28 semanas — podendo ser realizado fora desse intervalo em casos de gravidez de alto risco.

“O ecocardiograma é essencial para o diagnóstico precoce de cardiopatias congênitas, que são doenças graves. Quando detectadas ainda na gestação, é possível iniciar o tratamento com medicamentos tanto para o feto quanto para a mãe, além de planejar o parto com mais segurança”, explicou a médica.

Renata também destacou a importância de um pré-natal completo, recomendando a realização do exame pelo menos duas vezes durante a gestação, para garantir a saúde da mãe e do bebê.

“Esse serviço é muito importante para as gestantes do município. Por meio de imagens em tempo real, conseguimos um diagnóstico preciso. É possível detectar malformações congênitas e até alterações no septo ventricular, que podem indicar a Síndrome de Down”, ressaltou.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar, Gilberte Lucas, reforçou que o novo serviço beneficia gestantes internadas no Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher), além de pacientes reguladas por meio da Central Municipal.

“Feira de Santana é pioneira ao oferecer esse tipo de assistência ambulatorial com tecnologia de ponta. Muitas gestantes enfrentam dificuldades para realizar o exame gratuitamente. Agora, com a implantação desse serviço, estamos garantindo mais segurança para mães e bebês, principalmente nas gestações de alto risco”, afirmou.

Atendimento ampliado

O Ambulatório de Saúde da Mulher também tem expandido a oferta de serviços nas especialidades de ginecologia e obstetrícia, com consultas, exames preventivos, encaminhamentos cirúrgicos, acompanhamento do Planejamento Familiar, inserção de contraceptivos de longa duração, fisioterapia pélvica e assistência especializada a meninas e adolescentes de 0 a 19 anos.

Além disso, oferece atendimentos com nutricionista, psicólogo, neurologista, psiquiatra e assistente social.

O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na Rua Caitité, nº 550 – bairro Jardim Cruzeiro.

Comentários

Leia também

Saúde
Cardiologista explica quando a variação da pressão é normal e quando exige atenção

Cardiologista explica quando a variação da pressão é normal e quando exige atenção

Ansiedade e estresse podem elevar a pressão sem indicar hipertensão
Saúde
Feridas crônicas exigem atenção especializada para evitar complicações, alerta especialista

Feridas crônicas exigem atenção especializada para evitar complicações, alerta especialista

Na clínica Dr. Curativos, em Feira de Santana, cada caso é avaliado individualmente
Saúde
Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Governo amplia mobilização de vacina contra HPV em jovens até dezembro

Nesta nova fase, pouco mais de 15 mil adolescentes já foram vacinados