“É um desafio complexo e promissor”, afirma presidente do Sindicato do Comércio sobre reconstrução do Palácio do Menor
A informação é do presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, Marco Silva, em entrevista ao radialista Jorge Biancchi.
O Serviço Social do Comércio (Sesc) tem o objetivo de requalificar o casarão construído pelo coronel João Pedreira de Cerqueira, em Feira de Santana. A informação é do presidente do Sindicato do Comércio de Feira de Santana, Marco Silva, em entrevista ao radialista Jorge Biancchi.
“É uma restauração, que é muito mais complexo que uma construção. É um projeto que foi avaliado pelos órgãos de cultura e preservação do nosso patrimônio histórico como o IPHAN. É um projeto muito complexo que vai depender do envolvimento de toda a sociedade feirense, dos políticos, pois é um investimento que seja o mesmo ou maior do que foi feito em toda a estrutura anterior, passados cinco anos, por conta de toda a sua característica histórica, então não pode ser feito de qualquer forma, ele tem que respeitar aquilo que o IPHAN determinou, então é uma obra fantástica de geração de emprego, renda em Feira de Santana e a Federação do Comércio, a gerência regional do SESC estão empenhadas.”
No casarão funcionou, em diferentes momentos, uma fundação de acolhimento a órfãos, o Palácio do Menor; a sede da antiga Santa Casa; e o 1º Batalhão de Polícia Militar da cidade. A edificação do imóvel, entre 1850 e 1858, se deu em função de uma visita que Dom Pedro II fez a Feira de Santana em 1859.