Polícia

“É preciso atacar a raiz da criminalidade para quebrar o ciclo sucessório”, afirma delegado

O delegado reforçou a importância de uma abordagem integrada entre família, escola e órgãos públicos para prevenir que jovens ingressem na criminalidade.

11/01/2025 12h23
“É preciso atacar a raiz da criminalidade para quebrar o ciclo sucessório”, afirma delegado

Em entrevista ao De Olho na Cidade, o coordenador regional da Polícia Civil do Interior (1ª Coorpin) de Feira de Santana, delegado Yves Correia, abordou os principais desafios enfrentados pela segurança pública na região, com destaque para o combate ao tráfico de drogas e ações para redução de crimes urbanos. O delegado reforçou a importância de uma abordagem integrada entre família, escola e órgãos públicos para prevenir que jovens ingressem na criminalidade.

“A polícia é chamada quando tudo anteriormente deu errado”, afirmou Dr. Yves, destacando a necessidade de combater as raízes dos problemas. Segundo ele, prender criminosos não é suficiente para interromper o ciclo da violência. “Por mais que prendamos indivíduos, o ciclo sucessório nunca acaba. É preciso ter um olhar cirúrgico para esses jovens e atuar na prevenção junto às famílias e escolas”, disse.

O delegado também enfatizou o impacto do tráfico de drogas na criminalidade local, classificando-o como o ponto central de grande parte da violência em Feira de Santana.

“O tráfico de drogas é um mal que precisa ser combatido com intensidade. Ele afeta diretamente a sociedade, seja pelo envolvimento de adolescentes, seja pelos crimes que surgem para sustentar o vício”, explicou.

Feira de Santana, devido à sua posição estratégica como maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste, enfrenta desafios específicos relacionados ao monitoramento de suas mais de 150 entradas e saídas.

“Monitorar toda a cidade é um desafio tremendo, mas é necessário para evoluirmos na segurança pública”, destacou Dr. Yves.

Ele também alertou para o impacto do tráfico em áreas como os condomínios do programa Minha Casa, Minha Vida, onde grupos criminosos invadem residências e expulsam moradores.

“Não podemos permitir que esses locais se tornem multiplicadores de crimes ou possíveis focos de milícias, como já ocorre em outras regiões do país. Todos os órgãos – estaduais, municipais e federais – precisam fiscalizar e atuar preventivamente”, reforçou.

O delegado destacou avanços alcançados em 2024, como a redução de 6,04% nos índices de roubos e o trabalho na recuperação de celulares, com cerca de 500 aparelhos devolvidos aos proprietários. Ele atribuiu esses resultados ao uso da inteligência policial e reforçou a importância do registro de ocorrências pela população.

“Sem o registro, não conseguimos mapear a mancha criminal, o que é essencial para direcionar nossas ações e ampliar a eficácia do combate aos crimes”, pontuou.

Dr. Yves também lembrou a atuação incansável da Polícia Civil na repressão ao crime.

“Operamos dia e noite, cumprindo nosso papel constitucional. As portas da coordenadoria estão abertas para a população, e qualquer informação pode ser enviada anonimamente pelo número 181, com fotos e detalhes que ajudem na identificação dos autores”, destacou.

Para 2025, o delegado reforça o compromisso da Polícia Civil em atuar de forma intensa e estratégica para garantir mais tranquilidade à população de Feira de Santana.

“Nossa missão é trabalhar para retirar de circulação aqueles que impactam negativamente a sociedade e, ao mesmo tempo, promover a paz que todos merecem”, concluiu.

Comentários

Leia também

Polícia
Ação conjunta captura autores de tentativa de latrocínio em Feira de Santana

Ação conjunta captura autores de tentativa de latrocínio em Feira de Santana

As diligências se iniciaram imediatamente após o crime, resultando na apreensão de um...
Polícia
Polícia Civil localiza foragido do Conjunto Penal de Eunápolis

Polícia Civil localiza foragido do Conjunto Penal de Eunápolis

Anailton Souza Santos, conhecido como “Nino”, estava escondido em um imóvel no bairro...
Polícia
Ciclista é morto em tentativa de assalto na avenida Nóide Cerqueira

Ciclista é morto em tentativa de assalto na avenida Nóide Cerqueira

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR).