Feira de Santana

Dr. Israel Reis estreia quadro sobre saúde do coração no programa Cidade em Pauta

Quadro acontece todas as segundas-feiras.

11/09/2022 05h38
Dr. Israel Reis estreia quadro sobre saúde do coração no programa Cidade em Pauta

O médico cardiologista Dr. Israel Reis estreou nesta semana o quadro “Saúde do Coração em Pauta” no programa Cidade em Pauta da Rádio Nordeste FM. O quadro tem como objetivo tratar assuntos relacionados ao tema, além de tirar dúvidas dos ouvintes.

“Nas próximas segundas-feiras iremos tratar de temas que acredito ser do interesse de todos, não só relacionados a doenças cardiovasculares, mas também temas que são dúvidas de toda a população.” Afirmou o médico.

Dr. Israel Reis é formado pela Universidade Federal da Bahia, cardiologista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e ecocardiografista pelo Departamento de Imagem Cardiovascular pela mesma Sociedade, além disso, é triatleta amador, com um currículo esportivo como campeão pan-americano de Karatê e maratonista. 

“A cardiologia veio para me ajudar a entender um pouco mais o atleta e o esportista e as necessidades que as pessoas têm para começar a fazer uma atividade física.” Conta o cardiologista.

A primeira temática do quadro foi a vida sedentária que acomete grande parte da população e segundo o Dr. Israel é o principal fator de risco para se desenvolver doenças cardíacas.

“Hoje a gente considera o sedentarismo o principal fator de risco para se desenvolver uma doença cardíaca. A pessoa sedentária anda mais cansada, tem mais hipertensão, mais diabete, dorme mal e existem diversos estudos mostrando não só o impacto sobre a sobrevida, mas também sobre a qualidade e ritmo das pessoas.”

O cardiologista explica que o alto número de pessoas sedentárias no mundo se deve ao ritmo de vida que a população passou a levar.

“Nosso corpo e metabolismo foi desenhado para a gente poder e movimentar, entretanto com o avanço tecnológico fomos ganhando facilidades como o controle remoto, elevador, carro e até o ritmo de trabalho. Ao mesmo que isso aconteceu houve também uma revolução agrícola e dos alimentos, hoje a gente tem alimentos bastante calóricos que permitem que a gente faça um consumo diário de calorias muito acima do que a gente gasta e o final disso se chama obesidade.”

Mais de 50% da população mundial está obesa e ao mesmo tempo, sedentária.

“A gente houve no dia a dia as dificuldades do ritmo de vida atual. Se formos falar das mulheres, principalmente, que tem uma vida dupla ou tripla, dizem não tem tempo. Se for perguntar para qualquer paciente hoje ele vai me inventar inúmeras desculpas.” Explica o médico.

De acordo com o Dr. Israel, é preciso se pensar os problemas do sedentarismo a longo prazo e suas consequências para as gerações futuras.

“Haverá um impacto muito grande de diabetes e de obesidade nessa nova geração, então se a gente for entender o que se passa na cabeça do sedentário existem várias barreiras, mas eu sempre uso o argumento de que tem coisa que eu faço não porque quero, mas porque preciso e com o exercício é assim.”

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Eleição em Feira de Santana terá quase 5 mil mesários

Eleição em Feira de Santana terá quase 5 mil mesários

Cada sala de votação terá quatro mesários
Feira de Santana
Prova de Vida para aposentados e pensionistas municipais na palma da mão

Prova de Vida para aposentados e pensionistas municipais na palma da mão

O procedimento é condição para a continuidade do recebimento do benefício financeiro ...
Feira de Santana
Transporte gratuito para usuários com cartão Via Feira no domingo de eleição

Transporte gratuito para usuários com cartão Via Feira no domingo de eleição

A medida contempla exclusivamente usuários do Via Feira