Dor na coluna é a principal queixa nos consultórios ortopédicos, diz especialista
Especialista aponta que cerca de 50% dos pacientes se queixam de dores na coluna
Sendo as maiores queixas nos consultórios de ortopedia, as dores na coluna podem ser o resultado de uma postura inadequada. Em entrevista ao De Olho na Cidade, o ortopedista Dr. Eduardo Aguzzoli, relata que essa dor representa cerca de 50% das buscas por consultas.
Segundo o especialista, as causas são ergonômicas, e envolvem questões como má postura, que pode ser provocada pela cervical muito baixa ao utilizar celular ou computador.
“Hoje temos a ‘Síndrome do smartphone’, quando os dispositivos estão muito baixos pode gerar uma sobrecarga de até 30 quilos na região dorsal, o que com o passar do tempo vai trazer reflexos ruins para nossa saúde”, explica o doutor.
As intervenções para cura da dor já podem ser feitas sem necessidade de procedimentos cirúrgicos, o que tem mais segurança e tranquilidade para o paciente. O tratamento adequado é definido pelo médico após uma avaliação das necessidades de cada um.
“Também é possibilitado ao paciente que ele faça um fortalecimento muscular, uma reabilitação corporal e saia dessa dor, aumentando sua qualidade de vida”.
Mesmo em caso de dores crônicas, a primeira opção para tratamento nem sempre é a cirurgia, a depender do caso. O doutor salienta que existem várias causas para a cronicidade da dor, que também pode ter relação com casos de ansiedade e depressão.
“Temos que saber qual o diagnóstico da dor crônica para ser feito o melhor tratamento, quando há necessidade, podemos utilizar o tratamento cirúrgico”, pontua.
Para evitar ter problemas, o indivíduo pode colocar um suporte para deixar o computador na altura dos olhos, e ter cuidado para não utilizar o celular por muitas horas seguidas com a cabeça baixa. Fazer alongamentos e exercícios para fortalecimento também são medidas altamente eficazes.